Imprimir

Notícias / Universo Jurídico

Poder Judiciário lança Gincana da Saúde

Assessoria/TJMT

A Primeira Gincana da Saúde do Poder Judiciário de Mato Grosso teve início na manhã desta sexta-feira (23 de setembro) e, a partir da próxima semana, 35 servidores pré-selecionados começarão a cumprir um cronograma composto por alimentação balanceada, palestras e atividades recreativas. Todas as iniciativas foram elaboradas para garantir a perda de peso e, conseqüentemente, ganho na qualidade de vida.

O evento foi lançado com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, que destacou a importância do setor administrativo dar atenção à saúde dos servidores, que passam a maior parte do tempo se dedicando ao TJMT. “Hoje damos início a essa gincana vinculada ao Programa Bem Viver e esperamos que a iniciativa tenha sucesso”.

O desembargador presidente frisou ainda que existe interesse em realizar nova sistemática permanente com foco na saúde do funcionário. “O servidor sadio trabalha com alegria, aumenta a produtividade e a sociedade é quem ganha com a qualidade da prestação jurisdicional”, observou.

Também focada no incentivo e motivação dos funcionários do TJMT, a fonoaudióloga Daniele Addôr, idealizadora do projeto da Gincana da Saúde, conta que pensou em desenvolver algo divertido para que a perda de peso não fosse algo árduo. “Vemos os servidores às vezes desmotivados e pensamos em elaborar um programa animado para que cuidem da saúde”, revelou.

Como regra para participar da gincana, o servidor deve ter Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 25, o que representa o sobrepeso e possíveis doenças associadas, como diabetes, hipertensão, colesterol alto, ou até mesmo a possibilidade de um problema cardíaco ou Acidente Vascular Cerebral (AVC). Daniele afirma que o emagrecimento proporciona melhora na qualidade de vida, além de minimizar as chances de doenças.

Gerente do Programa Bem Viver, Maria Lúcia Aguiar destacou que a Gincana da Saúde vem para lembrar o servidor sobre a necessidade de cuidar da sua saúde e do seu bem-estar, elementos que refletem na vida pessoal e profissional, bem como na disposição para realizar as mais diversas atividades. “Manter o equilíbrio físico é importante e influencia como um todo na nossa vida”.

Em busca de qualidade de vida, os servidores Mauricio Alcides da Silva e Teresinha Isabel Bombazaro se inscreveram na Gincana da Saúde. Enquanto ele pretende perder 20 quilos, Teresinha não fala em números, e afirma que está disposta a perder o suficiente para se sentir bem. “Quero chegar num ponto que me sinta bem, sem me preocupar com a quantidade”, argumentou a servidora.

Em comum, os dois funcionários querem ganhar condicionamento físico, garantir a auto-estima, melhorar as questões psicológicas e, claro, ficar livre das doenças provocadas em decorrência de sobrepeso. Nenhum deles apresenta qualquer relato de problemas como diabetes, colesterol ou pressão alta. “Como não tenho nenhum problema de saúde, terminei relaxando e engordando pelo fato de não correr riscos”, disse Maurício, que agora quer mudar de vida.

Gincana – O programa será realizado até o dia 30 de novembro e a cada semana os 35 participantes devem seguir o cronograma elaborado. Os trabalhos contam com pesagem dos servidores, que na primeira semana participarão de palestra sobre “Motivação e Auto-Estima”, almoço com orientação nutricional, atividade recreativa e caminhada. Os almoços serão gratuitos e têm por objetivo ensinar os participantes a elaborarem um prato rico em nutrientes e saudável. Durante as palestras serão abordados temas como Reeducação Alimentar, Benefícios da Acupuntura, Saúde Bucal, Comunicação Pessoal, Consultoria de Beleza e Bem Vestir.

Os participantes ganharam um kit com camiseta, boné e material explicativo de saúde. No lançamento do evento foi servido um café da manhã com salada de frutas e sucos naturais. As mulheres também foram contempladas com rosas. O vencedor da gincana ganhará um dia de beleza e como retribuição deve apresentar um talento nato aos colegas, que pode ser cantar ou declamar um poema.
Imprimir