Imprimir

Notícias / Informática & Tecnologia

'Macacos virtuais' reproduzem randomicamente obras de escritor

G1

Milhões de pequenos programas virtuais reproduzem o movimento de macacos digitando palavras randomicamente diante de uma máquina de escrever. Os “macacos virtuais” foram programados pelo norte-americano Jesse Anderson para sortear sequências randômicas de caracteres e, no final, reproduzir a obra de William Shakespeare.

De acordo com o programador, quando as sequências encontradas estão presentes na obra do escritor, elas são tiradas da lista de palavras da obra.

A idéia da pesquisa é provar a teoria de que um número infinito de macacos, sentandos em um número infinito de máquinas de escrever, irão, em algum momento, reproduzir a obra completa de Shakespeare, diz o “Guardian”.

Os “macacos virtuais”, que começaram a sortear sequências em 21 de agosto, já completaram mais de 5 trilões de possíveis combinações e terminaram um dos poemas do escritor.

“Esse é o maior trabalho randômico já feito. É um pequeno passo para os macacos, mas um gigante para os primatas aqui”, disse o programador Jesse Anderson, em seu blog pessoal. Apesar disso, ele conta que entende as limitações de sua teoria. “Eu entendo a definição de infinito e a ‘teoria dos macacos infinitos’ e sei que nosso projeto não tem recursos infinitos.”
Imprimir