Imprimir

Notícias / Educação

Estudantes abraçam campanha pelo voto consciente e mobilizam comunidade

Da Assessoria/TRE MT

Uma verdadeira bancada política de jovens estudantes foi formada na manhã desta segunda-feira, 26 de setembro, durante o lançamento do projeto 'Voto Consciente" na escola estadual Marcelina de Campos, no bairro Santa Amália, em Cuiabá. A ação promovida pela Escola Judiciária Eleitoral, do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, reuniu os estudantes do ensino médio, que iniciarão uma campanha eleitoral para debater diferentes temas de interesse público. A campanha pelo Voto Consciente é uma iniciativa do presidente do TRE-MT, desembargador Rui Ramos Ribeiro.

No dia 17 de novembro, os alunos das escolas participantes irão às urnas para escolher o assunto de maior interesse, e a maior demanda por serviços públicos, em cada comunidade. Os grupos eleitos receberão um diploma do TRE-MT e terão suas reivindicações levadas às autoridades pela comissão organizadora.

As escolas que participam do projeto, por meio dos seus educadores, organizaram os alunos em cinco partidos políticos, cada um conta com cinco representantes de diferentes turmas. Os partidos serão responsáveis por defender ideias e projetos relacionados aos temas de interesse.

A disputa será entre os seguintes partidos: Partido da Cultura; Partido dos Esportes e Lazer; Partido da Educação e do Meio Ambiente; Partido do Respeito à Diversidade; Partido da Ética da Cidadania; e Partido do Direito à Vida e à Saúde.

Durante o lançamento da campanha, a coordenadora de ensino da escola, Ana Isabel, fez questão de ressaltar a importância do envolvimento dos alunos. 'Vocês serão os multiplicadores do voto consciente na próxima eleição. Irão sensibilizar os eleitores que escolherão nossos representantes municipais", alertou a coordenadora, na abertura dos trabalhos.

PARTIDOS JÁ DERAM INICIO ÀS ATIVIDADES POLÍTICAS

Mesmo antes do lançamento oficial da campanha, alguns dos partidos políticos iniciaram suas atividades de mobilização e estratégia ideológica, como é o caso do Partido da Educação e do Meio Ambiente, que já possui até torcida organizada.

A líder do partido, a estudante no 2º ano Talita Akamine, já encaminhou um ofício ao presidente do bairro, solicitando apoio aos trabalhos de limpeza da praça e ruas próximas à escola. Ela também já definiu qual será a reivindicação do partido. 'Iremos pedir especial atenção à rede de esgoto e saneamento do bairro", defendeu a estudante.

O Partido da Ética e da Cidadania também já definiu sua forma de atuação. 'Vamos defender valores. As pessoas precisam entender a ética para assim cumprirem seus papeis de cidadãos", salientou a líder do partido Linda Tábita, estudante do 1º ano do ensino fundamental.

LANÇAMENTO DA CAMPANHA ACONTECE EM MAIS 4 ESCOLAS

O projeto 'Voto Consciente" visita nesta terça-feira, 27 de setembro, a escola estadual Jaime Campos Junior, localizada no Bairro jardim Tarumã no município de Várzea Grande. O lançamento e apresentação dos componentes dos estudantes que estarão na liderança dos partidos está marcada para às 9:30.

'Esse projeto tem a pretensão de mudar o modo de se fazer política no país. Estamos salientando muito a necessidade dos alunos em se fazer compromissos com ideias, deixando de lado práticas comuns como a compra de voto.", reforçou Éder Rodrigues, apresentador do projeto e técnico judiciário da Justiça Eleitoral Mato-grossense.

Já na quarta-feira (28/09), o projeto está na escola Dione Augusta, localizada no bairro Morada da Serra em Cuiabá. Na próxima semana, o TRE estará visitando as escolas Estaduais Pascoal Ramos e Raimundo Pinheiro da Silva, localizadas na região do grande Coxipó, em Cuiabá.
Imprimir