Imprimir

Notícias / Política BR

Líder do PT quer aumentar imposto dos mais ricos para financiar saúde

G1

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Paulo Teixeira (SP), defendeu nesta terça-feira (27) o aumento de imposto para os mais ricos para financiamento da saúde pública no país.

"É necessário aumentar os recursos da saúde e para isso temos que definir uma fonte permanente. (...) Seria taxar os segmentos mais ricos, criar um imposto para os segmentos mais ricos", disse o deputado antes de reunião entre líderes da base aliada e a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti.

Na segunda-feira, a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, afirmou, em entrevista publicada no jornal "O Estado de S.Paulo", que o Brasil precisa de um novo imposto para financiamento da saúde pública. Ela afirmou ainda que esse novo imposto poderia ser criado no ano que vem.

Para o líder do PT, a solução seria ideal uma vez que, segundo ele, os 10% mais ricos "são responsáveis por 50% da renda nacional".

"Tributação injusta é a realidade atual. Segmentos mais ricos têm que contribuir com os segmentos mais pobres. Hoje, quem paga são os segmentos mais pobres. Temos que mudar a situação", afirmou Paulo Teixeira.

Segundo ele, na reunião desta terça-feira, os líderes e a ministra Ideli vão discutir fonte de financiamento para a saúde e a medida provisória 539, que trata de medidas anticrise.
Imprimir