Imprimir

Notícias / Copa 2014

Arena Pantanal recebe vistoria do Governo Federal

Da Assessoria/Agecopa

Faltando 989 dias para o inicio da Copa do Mundo de 2014, a Arena Pantanal, uma dos estádios mais adiantados entre as cidades-sede, recebeu nesta terça-feira (27.09) uma visita dos órgãos controladores das execuções das obras da Copa do Mundo no Brasil. Representantes da Auditoria Geral da União (AGU), da Controladoria Geral da União (CGU) e do Ministério do Esporte puderam checar o andamento das obras do estádio que terá capacidade para 43.600 torcedores e tem 30% dos trabalhos concluídos.

Durante a apresentação o coordenador das obras da Arena, engenheiro João Paulo Curvo, detalhou a etapa atual dos trabalhos que envolvem cerca de 603 trabalhadores. Trata-se da montagem da superestrutura do novo estádio, com instalação de pilares pré-moldados, vigas e concretagem de lajes e pisos. Até o final de 2011, a Arena deverá receber mais 400 trabalhadores, aporte que possibilitará uma aceleração nas obras. Os muros de contenção já foram concluídos e as fundações e estacamentos estão com 97% dos trabalhos concluídos.

Incorporadas ao canteiro de obras em julho, 33% das estruturas metálicas que sustentarão as arquibancadas norte e sul da Arena Pantanal já estão fabricadas, sendo que 6% já estão no canteiro de obras.

Para o presidente da Agecopa, Eder Moraes, a fiscalização constante nas obras da Arena Pantanal é fundamental para certificar que a execução dos projetos está sendo bem administrada. “Buscamos a transparência em todas as obras e recebemos a fiscalização feita por diferentes órgãos de controle federais e estaduais que compartilham conosco essa responsabilidade de organizar a Copa do Mundo. A sociedade exige cada vez mais transparência no setor público, além de ser um dever dos gestores", definiu.

O representante do Ministério dos Esportes, Joel Benin, coordenador das Câmaras Temáticas da Copa do Mundo 2014, demonstrou otimismo na visita a Arena Pantanal. “O trabalho contínuo no canteiro de obras da Arena Pantanal atende as expectativas do Ministério do Esporte. Pudemos observar que o andamento das obras está sendo satisfatório, com os prazos sendo cumpridos dentro da normalidade”.

De Cuiabá, a equipe da CGU, AGU e ministério do Esporte seguiu para uma visita às obras da Copa em Manaus (AM), e deve percorrer todas as cidades sedes nos próximos meses.
Imprimir