Imprimir

Notícias / Educação

UFMT oferece mestrado e doutorado em Física Ambiental 2012

Assessoria

O Programa de Pós-graduação em Física Ambiental do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) publicou edital de abertura de vagas para os cursos de mestrado e doutorado em Física Ambiental, com início em 2012. As inscrições serão feitas na secretaria do Instituto, no período de 13 a 21 de outubro, das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Os candidatos residentes fora de Cuiabá (MT) poderão solicitar inscrição, mediante procuração ou por via sedex.

São ofertadas 12 vagas para o curso de mestrado, distribuídas em duas linhas de pesquisas: Interação Biosfera-Atmosfera e Análise e Modelagem de Processos Complexos. O curso de mestrado em Física Ambiental requer dedicação integral dos alunos para o cumprimento da programação didática que compreende, além de aulas, seminários, reuniões de estudo e debates, participação em experiências práticas, elaboração de trabalhos e desenvolvimento de pesquisa.

São ofertadas nove vagas para o curso de doutorado, distribuídas em duas linhas de pesquisas: Análise e Modelagem de Processos Ecofisiológicos (sete vagas) e Análise Microclimática de Sistemas Urbanos (duas vagas). O objetivo é formar profissionais para atuar no ensino e na pesquisa de alto nível, tendo como base uma sólida formação nos temas fundamentais da ecofisiologia vegetal e da microclimatologia, tratados nas diferentes disciplinas ofertadas, associadas à pesquisa de campo, à modelagem computacional e técnicas de sensoriamento remoto.

O curso de doutorado tem duração mínima de 24 meses e máxima de 48 meses; é oferecido para candidatos com formação em áreas afins, e requer dedicação integral dos alunos para o cumprimento da programação didática, que compreende aulas teóricas e práticas, seminários, trabalhos de campo e de laboratório, desenvolvimento de pesquisas e elaboração de relatórios, produção e publicação de artigos, exame de qualificação, elaboração e defesa de tese.

Acesse os editais no site da UFMT (www.ufmt.br)


UFMT oferece 15 vagas para mestrado no Araguaia

O Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus do Araguaia, oferece 15 vagas para o curso de mestrado em Imunologia e Parasitologia Básicas e Aplicadas, distribuídas em três linhas de pesquisas: Imunologia da relação materno-infantil; Imunomodulação e imunofisiologia das doenças metabólicas associadas às doenças infecciosas e parasitárias; e Ecoepidemiologia e controle das doenças infecciosas e parasitárias. As inscrições poderão ser feitas no período de 24 de outubro e quatro de novembro. Será cobrada um taxa de R$ 100,00

O objetivo é formar profissionais capacitados para atuarem em áreas endêmicas, sintonizados com as principais pesquisas desenvolvidas no mundo na área de Imunologia e Parasitologia e com vista potenciais aplicações na melhora de diagnóstico, prevenção e tratamento.

Podem se inscrever graduados em cursos de bacharelado ou licenciatura nas áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde ou afins. Os candidatos devem ter disponibilidade integral para participar das atividades, que incluem aulas, seminários, reuniões de estudo, debates e investigação científica, elaboração de trabalhos, pesquisa e dissertação.

Os interessados deverão procurar a secretaria do Programa de Pós-graduação em Imunologia e Parasitologia Básicas e Aplicadas, campus do Araguaia, na Rodovia BR 070, Km 05 s/n, em Barra do Garças, Mato Grosso, munidos dos seguintes documentos: formulário de inscrição, foto 3x4, documentos pessoais, diploma de graduação, histórico escolar, curriculum vitae documentado, declaração de dedicação integral, carta de intenção de três possíveis orientadores por ordem de preferência e comprovante da taxa de inscrição. Devem ser apresentadas, obrigatoriamente, cópias autenticadas de todos os documentos.

Para mais informações, acesse o edital no site da UFMT.
Imprimir