Imprimir

Notícias / Cidades

Curso de Acessibilidade será realizado em Nova Mutum

Da Assessoria

Profissionais do sistema tecnológico terão mais uma oportunidade para participar do curso de Acessibilidade realizado pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT). Desta vez, a cidade de Nova Mutum receberá o curso, na Faculdade Uninova, nos dias 6 e 7 de outubro, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h. O curso terá 35 vagas e será ministrado pelo técnico em Edificações Givaldo Dias Campos, coordenador de Acessibilidade do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT).

Para Givaldo, "acessibilidade significa não apenas permitir que pessoas com deficiências participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma população. Na engenharia e no urbanismo, a acessibilidade deve ser uma constante preocupação", afirma.

Com material próprio e inscrições gratuitas, o curso proporciona aos profissionais e estudantes do Sistema Confea/Crea que participam "uma mudança de atitudes e de visão tanto de projeto, execução e também de aplicação das normas e leis", avaliar o instrutor. O conhecimento das leis e normas relacionadas aos requisitos de acessibilidade para prédios e suas dependências são essenciais, para que os profissionais coloquem em prática e para que "entendam as implicações legais de suas atitudes", afirma.

As inscrições devem ser realizadas no site do Crea-MT.

*Laís Costa

Gecom/Crea-MT

Confira a programação do curso:



a) Conscientização profissional e social - a ética profissional voltada ao projeto e a construção de uma nova sociedade.

b) Legislação e normas técnicas - capacitação e instrumentação técnica sobre as legislações federais (10.048/00 e 10.098/00) e o decreto regulamentador (5.296/04).

c) Conceitos e Princípios - Desenho Universal, Acessibilidade e Mobilidade Urbana - voltados a eliminação de barreiras arquitetônicas em edifícios e no ambiente urbano.

d) Dimensionamento ergonômico - parâmetros antropométricos, módulo de referência e o Símbolo Internacional de Acesso (SIA).

e) Laboratório experimental - vivência prática das dificuldades cotidianas das pessoas com mobilidade reduzida dentro das edificações e vias públicas.



Critérios técnicos da ABNT NBR 9050 e normas correlatas:

Conceitos - Diversos tipos de Edificações e Habitações

Comunicação e sinalização

Acessos e circulação

Sanitários e vestiários

Mobiliário e vegetação

Equipamentos urbanos

Equipamentos de atendimento.

Artigos específicos na legislação federal



Critérios técnicos da ABNT NBR 9050, Código de Trânsito Brasileiro e normas correlatas:



a) Conceitos de Via Pública e Transporte;

b) Acessibilidade em vias públicas;

c) Calçadas e rebaixamento de guia;

d) Mobiliário urbano e estacionamento;

e) Comunicação e sinalização;

f) Sistemas acessíveis de transportes;

g) Artigos específicos na legislação federal;



Legislação - Responsabilidade Civil e criminal:



a) Constituição federal;

b) Lei federal 1048/2000;

c) Lei federal 1098/2000;

d) Decreto 5296/2004.



- Responsabilidade do autor do projeto, do executor, do prestador de serviços e do gestor.
Imprimir