Imprimir

Notícias / Mundo

Presidente turco viaja ao Iraque pela primeira vez em 33 anos

Folha de S.Paulo

O presidente turco, Abdulah Gul, chegou nesta segunda-feira a Bagdá na primeira visita de um presidente do país em 33 anos. A previsão é que Gul se reúna com responsáveis iraquianos para tratar vários assuntos de interesse comum, como o tema curdo, especialmente as atividades do PKK (Partido dos Trabalhadores de Curdistão). 

O grupo armado ilegalizado na Turquia mantém bases no norte do Iraque.

O secretário do Conselho da Presidência iraquiana, Nasir al Ani, afirmou, em comunicado, que, durante a estadia de dois dias no Iraque, Gul se reunirá com o presidente iraquiano, Jalal Talabani, com quem tratará as medidas necessárias para impulsionar a cooperação entre os dois países.

O partido União Patriótica do Curdistão (UPK, sigla em inglês), liderado pelo próprio Talabani, informou em seu site que o presidente do governo da região autônoma do Curdistão iraquiano, Massoud Barzani, chegará nesta segunda-feira a Bagdá para se reunir com Gul.

Em uma recente visita a Istambul, Talabani descartou a criação de um Estado independente curdo em território iraquiano, porque, segundo ele, seria um fracasso.

O presidente disse que é inclusive impossível conceber um grande Estado curdo, que representaria uma divisão entre Iraque e Turquia. Talabani afirmou que em abril haverá uma chamada ao ilegal PKK para que abandone as armas.
Imprimir