Imprimir

Notícias / Copa 2014

Dilma inclui na agenda europeia encontro com dirigente da Fifa

G1

A presidente Dilma Rousseff incluiu na agenda da viagem oficial à Europa um encontro nesta segunda-feira (3) com o secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Jerome Valcke, para discutir os preparativos para Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

A presidente desembarcou na manhã deste domingo (2) em Bruxelas, na Bélgica, para uma visita de sete dias, que inclui ainda visitas à Bulgária e Turquia.

Um dos temas da conversa com o representante da Fifa deve ser a Lei Geral da Copa. O projeto, enviado ao Congresso Nacional no último dia 19 de setembro, traz um conjunto de medidas exigidas pela Fifa para a realização do Mundial.

No projeto, está incluída uma exigência da Fifa de proibir qualquer tipo de comércio nos arredores dos estádios e a transferência à entidade do direito de definir os valores dos ingressos para os jogos.

Outro item determina a facilitação na concessão de vistos e permissões de trabalho para estrangeiros da Fifa ou de empresas ligadas à federação, além de um artigo que cria punições para práticas contra as marcas oficiais do evento.

A agenda europeia da presidente nesta segunda incluirá ainda encontros com o primeiro-ministro da Bélgica, Yves Leterme, o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso. Dilma e os representantes do bloco europeu vão assinar o Plano de Ação Conjunta 2012-2014 para a Parceria Estratégica Brasil–União Europeia.

Passeio e festival
Depois da chegada a Bruxelas, Dilma aproveitou o dia de folga para vistiar o Museu Magritte, que reúne parte do acervo do pintor surrealista belga René Magritte (1898-1967).

Na Bélgica, a presidenta terá outros compromissos culturais. Na terça (4), Dilma vai abrir o 23º Europalia, o maior festival europeu de cultura que, neste ano, vai homenagear o Brasil. A última edição do festival recebeu mais de 1 milhão de pessoas.

O Europalia, realizado desde 1969, já homenageou 18 países em suas 22 edições, com média de 1 milhão de visitantes. Nos últimos anos, Itália (2003), Rússia (2005), Europa (2007) e China (2009) foram temas do festival.

A programação cultural do festival é organizada pelo Ministério da Cultura, que investiu cerca de R$ 30 milhões no evento. Além de Dilma Rousseff, a abertura terá a presença dos ministros da Cultura, Ana de Hollanda, e das Relações Exteriores, Antonio Patriota.

Na terça-feira (4), em Bruxelas, a presidente participará da 5ª Cúpula Brasil-União Europeia, que terá como ponto principal os debates sobre a crise econômica internacional e a questão do reconhecimento do Estado Palestino e das relações com Israel.
Imprimir