Imprimir

Notícias / Brasil

26 presos fogem por buraco em teto de delegacia de Curitiba

G1

Vinte e seis presos fugiram da carceragem do 11º Distrito Policial de Curitiba nesta quinta-feira (23). Os detentos escaparam por um buraco no teto, feito a partir do sistema de ventilação próximo ao banheiro. Cerca de duas horas após a fuga, dois detentos foram recapturados.


De acordo com a polícia, no momento da fuga, 148 presos ocupavam a carceragem, cuja capacidade é de 40 pessoas. O delegado titular do 11º DP, Gerson Alves Machado, conta que, desde a rebelião que aconteceu em janeiro na delegacia, não há mais grades entre as oito celas do local. “Todos os presos ficam juntos em um mesmo espaço”, diz.


O delegado acredita que as ferramentas utilizadas para o rompimento de estruturas do sistema de ventilação do teto entraram na cadeia por meio de familiares de presos. “Volta e meia encontramos celulares ou serras escondidas no meio de comida”, conta. “A polícia faz o que pode, mas os visitantes dos detentos não ajudam.”


Segundo Machado, a maior parte dos presos que escaparam responde por crimes de tráfico de drogas, roubo ou furto.


Equipes da Polícia Militar (PM) e do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), da Polícia Civil, foram acionadas para auxiliar no trabalho de buscas pelos presos.



Imprimir