Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Mato Grosso é o recordista em desmatamento da Amazônia

De Brasília – Bruno Cassiano

Mato Grosso é o campeão de desmatamento na Amazônia em 2011 entre os estados que fazem parte do bioma, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (3) pelo Ministério do Meio Ambiente, em Brasília. Durante os oito primeiros meses deste ano, foram desmatados cerca de 770 quilômetros quadrados (km²) no estado, ou seja, 370 km² a mais que o Pará, segundo estado que mais desmatou até agosto de 2011.

Os dados divulgados pela ministra Izabela Teixeira mostram que o índice de desmatamento no estado cresceu cerca de 70% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando a área desmatada tinha sido de 453 km².

Mesmo com o aumento no desmatamento em Mato Grosso, o mês de agosto teve uma diminuição de 7% em relação a julho, quando o índice de desflorestamento da Amazônia chegou a 51,43% no estado.

A maior parte do desmatamento do bioma no estado está concentrada na região norte, no município de Sinop (MT) e atinge uma área de cerca de 130 km² considerada extremamente alta pelo Ministério.

No geral, a região da Amazônia perdeu apenas 164 km² em todos os estados fazem parte da região, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em relação a agosto de 2010, houve redução de 38% no ritmo do desmatamento.

O número é o menor registrado para um mês de agosto desde o início da série histórica do sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), em 2004. Também houve queda na comparação com julho, quando o Inpe registrou a derrubada de uma área equivalente a 225 km².

Atualizada 14h15
Imprimir