Imprimir

Notícias / Política MT

Sociedade brasileira é culturalmente corrupta, diz senador Pedro Taques

De Brasília – Bruno Cassiano

A sociedade brasileira é culturalmente corrupta por consequência da impunidade que se alastra no Brasil, declarou o senador Pedro Taques (PDT/MT) em palestra proferida sobre o tema "Corrupção - Crime Hediondo", que ocorreu na sede do PSB (Partido Socialista Brasileiro) nesta semana , em Brasília.

“Penso que a sociedade é culturalmente corrupta, porque muitos entendem que a coisa pública é coisa de ninguém. Contudo, a coisa pública é uma coisa de todos nós, daí surge a termologia República que nós vivemos. Então, não somos geneticamente e nem historicamente corruptos. Somos culturalmente corruptos”, destacou o parlamentar.

Segundo o congressista mato-grossense, um relatório do Banco Mundial confirma que no Brasil há uma "corrupção sistêmica", ou seja, um meio de agir pelo qual não há responsabilização dos agentes públicos que cometem atos ilícitos com o cidadão.

“Nós temos a necessidade de cumprir regras, infelizmente, em razão de a impunidade pela não responsabilização dos agentes. Logo, o cidadão normal começa a entender o seguinte: por que irei cumprir a lei, se aquele que a viola, não é responsabilizado? E a causa disso é a impunidade”, ressaltou Taques durante a palestra.

Ainda de acordo com o senador pedetista, a sociedade tem que debater mais o que é corrupção, pois algumas pessoas entendem que falar sobre o temao no Brasil é algo “pequeno e estreito”, e isso tem que ser mudado.

“Roubar o dinheiro da população é pequeno e estreito, além de ser hediondo, que é igual a nojento”, afirmou o senador.

Atualizada e corrigida às 07h14
Imprimir