Imprimir

Notícias / Política MT

Taques diz que fim o das coligações acaba com “balcão de negócios"

De Brasília - Bruno Cassiano

O senador Pedro Taques (PDT/MT) afirmou que o fim das coligações proporcionais irá acabar com o balcão de negócios que alguns partidos políticos fazem. A afirmação aconteceu durante o debate sobre a proposta de reforma política que permitia alianças partidárias apenas em eleições majoritárias nesta quarta-feira (5), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

A CCJ aprovou por 14 votos contra três a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que proibe as coligações nas eleições proporcionais. Alguns membros da comissão, como o senador Aécio Neves (PSDB/MG), ressaltaram que o fim das coligações irá ajudar os partidos políticos menores a crescer.

Já o senador Pedro Simon (PMDB/RS) afirmou que as coligações majoritárias fazem os chefes dos executivos escravos das bases aliadas e que não podem avançar politicamente sem ter que agradar um partido ou outro.

“Por exemplo, a presidente Dilma é escrava da base aliada. Se ela quiser avançar, não pode. Para ela avançar tem que agradar partidos A, B ou C”, destacou no debate.
Imprimir