Imprimir

Notícias / Turismo

Lançada em Foz do Iguaçu segunda edição do Natal das Cataratas

Jornal de Turismo

As entidades públicas e privadas, representativas do turismo, da indústria, do comércio e dos serviços de Foz do Iguaçu, lançaram na manhã da última quarta-feira, no hotel Bourbon Convention & Spa Resort, a segunda edição do Natal das Cataratas – que será realizado de 24 de novembro a 9 de janeiro de 2012. A campanha traz neste ano uma série de novidades, como a Vila do Natal na Praça do Mitre e presépios de areia que serão instalados em cinco regiões da cidade.

As atrações que iluminaram o Natal de Foz do Iguaçu no ano passado também estão de volta – como os pórticos instalados nas avenidas Brasil e Jorge Schimmelpfeng; as árvores de Natal nos principais cruzamentos da cidade; totens iluminados; banners na Avenida das Cataratas; concurso de decoração natalina, entre outras.

“Queremos fazer um evento à altura dos nossos atrativos, e do potencial turístico de Foz do Iguaçu, mas à altura também da expectativa dos iguaçuenses. Para que a população curta, aproveite e participe de todas as atividades”, declarou o superintendente de Comunicação Social da Itaipu, jornalista Gilmar Piolla, que preside o Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu – o Fundo Iguaçu.

Também participaram da cerimônia o vice-prefeito de Foz, Chico Brasileiro; o secretário municipal de Turismo, Felipe Gonzalez; a presidente da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (Acifi), Elizângela de Paula Kuhn; o delegado-chefe da Receita Federal, Rafael Dolzan; o representante para as festividades natalinas da Câmara, vereador Luiz Queiroga; entre outras autoridades.

Objetivos

Gilmar Piolla conduziu a apresentação e reforçou os principais objetivos da campanha – entre eles, transformar o Natal de Foz do Iguaçu, em cinco ou seis anos, em um dos melhores e mais importantes do Brasil, no mesmo nível que as festas de Gramado, na região serrana do Rio Grande do Sul. “Neste ano procuramos aperfeiçoar o que já foi feito, dando um passo de cada vez. Com o apoio da sociedade, poderemos avançar”, disse.

Segundo Piolla, ao incorporar o Natal das Cataratas no calendário de eventos, a cidade não apenas resgata o espírito natalino, como contribui para valorizar a identidade cultural da região, impulsionar as vendas do comércio e a ocupação hoteleira. Além disso, valoriza a marca Destino Iguaçu e reforça a integração dos setores público e privado da cidade.

“Esta é mais uma etapa vitoriosa da nossa união”, afirmou Felipe Gonzalez, sobre a gestão integrada do turismo, que promoveu ações importantes como as campanhas Temporada Boa em Foz e Vote Cataratas. “E hoje vemos que o Natal das Cataratas não levará muito tempo para se consolidar e se transformar de fato em um dos melhores do Brasil”, completou.

Para o vice-prefeito, além do reflexo socioeconômico, o Natal das Cataratas remete a conceitos que valorizam a cidade, como a qualidade dos serviços oferecidos. “A gente já sente um grande avanço em relação ao [Natal das Cataratas do] ano passado e com certeza o envolvimento da cidade é muito importante para o sucesso da campanha”, completou Chico Brasileiro.

Elizângela de Paula destacou que o papel da Acifi é de articulador e cobrou dos empresários uma participação efetiva na campanha. “Para a Acifi, o Natal foi e é o grande evento de aproximação do turismo com o comércio, com a indústria e os serviços. Se o trabalho é feito em conjunto, a cidade só tem a ganhar”, defendeu.

Vila do Natal

Uma grande novidade do Natal das Cataratas deste ano será a Vila do Natal, na Praça do Mitre, que concentrará os shows e apresentações artísticas. Além da Casa do Papai Noel, da Casa de Brinquedos e da árvore de Natal de 20 metros de altura, construída com garrafas pet, o espaço vai ganhar feiras de artesanato e de gastronomia. “A Vila do Natal será um local de encontro e de confraternização”, disse Piolla.

Durante a campanha, o Papai Noel chegará todos os dias à praça com o trenó puxado por um protótipo do Projeto Veículo Elétrico, desenvolvido por Itaipu. Já o palco de shows será especialmente construído para o evento.

“Não vamos ter atrações com astros da música, que cobram cachês milionários. Queremos valorizar o que temos de melhor na cultura de Foz e da nossa região trinacional”, antecipou Piolla.

Mas as atrações não ficarão concentradas apenas no centro. Outra novidade será a instalação de presépios de areia em cinco pontos diferentes da cidade: Porto Meira, Vila C, Jardim São Paulo, Morumbi e Três Lagoas.

Se houver captação de recursos suficientes, por meio da Lei Rouanet, a campanha também contará com uma carreta-palco para levar atrações artísticas para diferentes pontos da cidade – como o “Auto de Natal da Família Horn”, que mistura a tradição natalina dos descendentes europeus com elementos circenses.

Concurso

Outro sucesso da campanha do ano passado, e que volta neste ano, é o concurso de decoração natalina. Serão premiadas as melhores decorações em quatro categorias: residências, hotéis, lojas de rua e restaurantes. De acordo com Gilmar Piolla, a meta para este ano é dobrar o número de participantes – pulando dos 250 inscritos no ano passado para mais de 500.

Os prêmios para os vencedores serão viagens para diferentes destinos da América do Sul.
Imprimir