Imprimir

Notícias / Cidades

Savi propõe parceria para revitalizar Centros Históricos

Da Assessoria

Com exceção de alguns casarões antigos que foram transformados em espaços culturais públicos, poucos imóveis do Centro Histórico de Cuiabá foram revitalizados nas últimas décadas. Ciente do valor histórico, cultural e turístico da região, o deputado Mauro Savi (PR) indicou ao Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, a elaboração do projeto “Colorindo nossa História” em parceria com Faculdades de Arquitetura e Urbanismo e com fábricas de tintas para a revitalização dos imóveis situados no local.

A sugestão do parlamentar é para que o projeto tenha abrangência estadual. De acordo com as proposta, os locais serão escolhidos pelos envolvidos: Governo, Faculdades/Universidades (docentes e discentes), e as fábricas de tintas, mediante uma comissão formada para este fim. Porém os centros históricos de cada Município terão prioridade.

No caso de Cuiabá, dados do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), revelam que a área tombada do Centro Histórico possui 13 hectares e cerca de 400 imóveis. A região abrange as ruas Galdino Pimentel, Ricardo Franco, Pedro Celestino, 7 de setembro, dos Bandeirantes, Praça do Rosário entre outras.

O projeto proposto tem como objetivo fazer a pintura restauradora (permanecendo as cores originais das fachadas) dos casarões históricos, tombados ou não, no centro antigo das cidades. O material (tintas e vernizes) deverá ser doado pelas fabricas de tintas e a mão de obra virá dos estudantes/estagiários e voluntários que queiram participar. “Essa proposta já é realidade em vários estados brasileiros, a exemplo de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pará, entre outros, e os resultados alcançados são imensuráveis para todos os envolvidos”, afirmou o parlamentar.

Mauro Savi argumenta que a revitalização do Centro Histórico dos municípios, além de preservar a cultura da comunidade, é um incentivo ao turismo. “Temos o exemplo de Salvador, que revitalizou o Pelourinho e transformou a região em um dos principais atrativos turístico da cidade”, destacou o deputado ao observar que a região da capital Baiana está passando por um novo processo de revitalização.

Savi lembra que, no caso de Cuiabá, as antigas ruas de Baixo, do Meio e de Cima, hoje, respectivamente, as ruas Galdino Pimentel, Ricardo Franco e Pedro Celestino, e suas travessas, que integram o centro histórico, ainda mantém bem preservadas as características arquitetônicas das casas e sobrados, o que facilita a revitalização dos imóveis.
Imprimir