Imprimir

Notícias / Agronegócios

Falta de água em açudes deve causar redução em área com arroz no RS

Globo Rural

A chuva abaixo da média é dos motivos para que os produtores de arroz do Rio Grande do Sul plantem menos nesta safra. Algumas regiões do estado, como o sul e o sudoeste, estão registrando nos últimos meses volumes bem pequenos.

O agricultor Antônio Fontes, que planta arroz em Uruguaiana, na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, reduziu a área plantada em 10% nesta safra. O preço e as condições climáticas interferiram para a redução da área cultivada.

A grande preocupação dos produtores é com as barragens e açudes usados para a irrigação das lavouras. No início desta nova safra os mananciais não encheram o suficiente com as chuvas de inverno.

“Nós estamos orientando os produtores a plantarem a área compatível com a reserva de água que tiver a disposição. O custo da lavoura é muito alto e isso requer uma produtividade alta também para compensar o investimento. Então, em hipótese alguma o produtor pode plantar uma área maior do que ele tem água para irrigar”, alerta João Carlos Battassini, agrônomo da Emater.
Imprimir