Imprimir

Notícias / Agronegócios

Estimativa da Conab prevê aumento da área ocupada com grãos

Globo Rural

A Conab divulgou, em Brasília, a primeira estimativa para a safra brasileira de grãos no período 2011/2012. A área a ser ocupada com os grãos deverá crescer entre 1% e 2,9% em relação à safra passada, podendo chegar a 51,357 milhões de hectares. O produto que mais cresce é o milho primeira safra, com 7,2%; em seguida vem o algodão, com 6,1%; e a soja aparece em terceiro lugar com 3,5%.

As maiores quedas devem ficar por conta do feijão primeira safra, com 8%; e do arroz, que pode ter redução de até 2,7% em relação à safra anterior.

Apesar dos agricultores plantarem mais, a Conab indica redução na safra. A produção brasileira de grãos deve ficar entre 157 milhões e 161 milhões, com queda de 1,5% em relação à safra anterior. Desde 2009, o Brasil vinha aumentando a quantidade produzida, batendo recorde nas duas últimas safras.

Segundo a Conab, a previsão de queda tem a ver com possíveis problemas climáticos no Sul do país. Mesmo assim, o diretor de política agrícola disse que os números são preliminares e que a queda pode nem acontecer.

“A tendência de chuva, com regularidade nos próximos três meses, principalmente no Centro-Oeste, está numa sinalização muito positiva e mesmo essa preocupação que se tem em relação a uma possível estiagem no Sul poderá não se concretizar. Portanto, os dados e os números poderão novamente ser surpreendentes em relação a este ano”, avalia Silvio Porto, diretor de política agrícola da Conab.

De acordo com o INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, nos próximos três meses as chuvas devem ficar abaixo da média apenas no Rio Grande do Sul. O volume de chuva fica dentro do esperado para o período em todos os demais estados.

Imprimir