Imprimir

Notícias / Cidades

Cuiabá contará com mais onze novas unidades infantis para 2012

Da Redação - Laura Petraglia

Cuiabá passará a contar com mais sete centros de educação infantil, com capacidade de atender 1.568 crianças, quebeneficiarão os bairros Nova Esperança, Real Parque, Centro América, Jardim Aroeira, 1º de Março, Três Barras e Pedra 90.

Na manhã desta sexta-feira (7), o prefeito Chico Galindo (PTB) assinou a ordem de serviço para o início da construção das unidades, cujo valor é de R$ 8 milhões. Os novos centros terão vagas da creche à pré-escola, de zero a cinco anos.

Os novos centros serão construídos por meio do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância). De acordo com Galindo as obras terão início no dia 10. “A previsão é sejam concluídos em agosto de 2012, podendo entrar em funcionamento no segundo semestre do próximo ano”, informou o prefeito.

Com os sete novos centros, quatro que já estão em construção, e mais três que ainda serão lançados, totalizarão 14 novos centros até o final do ano que vem. Com isso, Cuiabá irá universalizar o atendimento às crianças com idade de zero a cinco anos. “Vamos atingir a meta estipulada pelo Governo Federal dois anos antes do tempo determinado”, ressaltou.

Durante a solenidade, o prefeito anunciou a aquisição de equipamentos e insumos necessários para as creches municipais que já estão em funcionamento. Serão adquiridos, entre outros, geladeiras, fogões, pratos e talheres, totalizando 42 itens. Um investimento avaliado em R$ 500 mil.

O secretário municipal de Educação, Perminio Pinto Filho, disse que os profissionais que irão trabalhar nas novas unidades serão egressos do concurso público municipal realizado em 2009. “O prazo do concurso termina no final deste ano, podendo ser prorrogado por mais dois anos. Cada unidade demanda entre 25 a 30 profissionais de todas as áreas. Vamos contratar aproximadamente 300 profissionais para atuar nas novas unidades”.

As edificações seguem projeto-padrão e oferecerão toda estrutura necessária para o atendimento das crianças. Os prédios serão divididos em setor administrativo, bloco de serviços, bloco pedagógico e bloco multiuso.

O segmento pedagógico terá duas salas para cada faixa etária, totalizando oito salas, além de espaço para leitura e informática, repouso, alimentação e outros espaços onde as crianças desenvolverão suas atividades durante o tempo em que permanecerem nos centros de educação infantil.

Centros em construção

Além dos sete novos centros de educação infantil, a prefeitura de Cuiabá está finalizando outras quatro unidades, sendo que a primeira, no Bairro Jardim Liberdade, Região Sul de Cuiabá, será inaugurada ainda neste semestre. Os outros três bairros beneficiados são Jardim Passaredo, Pedra 90 e Paiaguás. No total, as quatro unidades terão capacidade para atender as 896 crianças.
Imprimir