Imprimir

Notícias / Esportes

'Pegada' sem a bola é sinônimo de futebol moderno para Celso Roth

Globo Esporte

Para o técnico Celso Roth, um dos alicerces da sequência de três vitórias consecutivas do Grêmio no Campeonato Brasileiro está na participação dos jogadores ofensivos sem a bola. Esta "pegada" exercida pelos atletas de frente induz o adversário ao erro, e permite à equipe iniciar mais próxima ao gol o contra-ataque.

E Roth considera esta característica gremista uma virtude típica do futebol moderno. Hoje, todos precisam marcar e atacar com a mesma intensidade.

- Esse é o futebol moderno, não tem como escapar disso. Temos que defender com a mesma intensidade que a gente ataca. Se criarmos isso no jogador brasileiro teremos uma superação óbvia, natural, pela qualidade técnica do jogador brasileiro. O normal, que vemos no dia a dia, na maioria das equipes do Brasil, é atacar com uma intensidade, tem energia para atacar. Mas, quando perde a bola, não tem a mesma energia para retomar - explicou.

O treinador do Grêmio pretente, agora, manter a mesma "pegada" em todos os jogos:

- Esse é um diferencial muito grande. Se a equipe do Grêmio conseguir manter isso, teremos sempre a possibilidade de sair em contra-ataque rápido. Por isso quando retoma sai rápido, todo mundo sabe como tem que sair, com três ou quatro jogadores com muita velocidade. Se conseguirmos manter esse ritmo sempre teremos possibilidade.

Mas Roth alerta: essa estratégia provoca desgaste, o que exige alterações durante o jogo.

- Em contrapartida sempre precisaremos de opções para substituir, porque esse estilo de jogo desgasta demais os jogadores.
Imprimir