Imprimir

Notícias / Esportes

Ginástica brasileira fica em 14º em Mundial e se distancia de Londres

Gazeta Esportiva

A Seleção Brasileira de ginástica artística feminina não foi bem no Mundial de Tóquio, fechando a competição no 14º lugar por equipes (com 212.497 pontos) e, portanto, sem assegurar vaga antecipada para as Olimpíadas de Londres de 2012. Desse modo, o Brasil terá que lutar por uma das quatro vagas restantes durante repescagem em janeiro, em evento teste na Inglaterra.

Daniele Hypolito teve a melhor atuação do Brasil no individual geral. Mesmo assim, após receber as notas, ela criticou os juízes por terem, em sua visão, 'segurado' a pontuação da Seleção em território japonês. "Será que eles poderiam roubar um pouco mais nesse Mundial?", disse a ginasta brasileira, em seu perfil no Twitter. "Cravei o solo todo e me deram 13.791. A russa quase o tocou o joelho, mas tirou 14. Bom, deixa para lá, ela é russa e não brasileira", prosseguiu.

Hypolito, porém, está garantida entre as 24 finalistas. Ela alcançou a 28ª posição (54.557), mas, como cada país pode ser representado por no máximo duas ginatas na decisão, ele avançou à final. Jade Barbosa, por sua vez, avançou à final salto, após ficar em quinto lugar, com 14.266.

O Mundial de Tóquio classificou para Londres as oito melhores seleções: Estados Unidos, Rússia, China, Romênia, Japão, Austrália, Alemanha e Grã-Bretanha. As quatro vagas restantes serão definidas em janeiro, ocasião em que a Seleção Brasileira terá nova chance para se garantir.

No masculino, as qualificatórias serão no domingo e na segunda-feira. Diego Hypolito e Arthur Zanetti, que não competiram no Mundial de Roterdã, em 2010, reforçam o time brasileiro.

Quando todas as seleções classificadas para Londres estiverem definidas, os 12 países levarão equipes completas, formadas por cinco atletas do masculino e cinco do feminino. Além disso, as seleções que ficarem de 5° a 8° no evento teste terão direito a levar um ginasta. As vagas restantes serão nominais, determinadas conforme o resultado individual geral do Mundial.
Imprimir