Imprimir

Notícias / Brasil

Parada Gay interdita vias de Copacabana neste domingo

G1

A 16ª Parada do Orgulho LGBT realizada neste domingo (9) em Copacabana, na Zona Sul do Rio, interdita algumas vias do bairro. Segundo informações da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio), as interdições vão até o término do evento, que começa às 13h.

Neste ano, o lema da Parada é "Somos todos iguais perante a paz - Toda forma de violência deve ser crime" - uma alusão ao artigo 5º da Constituição Federal, que diz que somos todos iguais perante a lei.

Segundo a CET-Rio, as interdições vão ocorrer na Avenida Atlântica, no trecho entre a Rua Francisco Otaviano e a Rua Francisco Sá e na Rua Francisco Otaviano, no trecho entre a Avenida Nossa Senhora de Copacabana e a Avenida Atlântica.

O horário da faixa reversível da Avenida Atlântica será prorrogado até o término do evento, previsto para as 21h, e a área de lazer do bairro poderá ser usada a partir das 13h, segundo informou a CET-Rio.

De acordo com a CET-Rio, os ônibus de excursão não poderão entrar em Copacabana. Os coletivos deverão estacionar no entorno do Centro Administrativo da prefeitura, na Cidade Nova, no Centro da cidade, e as pessoas devem ir de metrô até o evento.

A Defensoria Pública, por meio do Núcleo de Defesa da Diversidade Sexual e dos Direitos Homoafetivos (Nudiversis), estará presente na 16ª Parada do Orgulho Gay. Será prestada orientação jurídica e haverá emissão de ofícios de gratuidade para união estável homoafetiva, e também para ação de reconhecimento de solução e partilha de bens entre casais do mesmo sexo.
O ônibus da cidadania ficará estacionado na Avenida Atlântica, próximo à Rua Sá Ferreira, junto aos demais serviços públicos oferecidos no evento. O atendimento será feito das 9h às 15h, quando tem início o desfile dos trios elétricos.

Haverá uma tenda na altura da Rua República do Peru para a disposição de objetos e documentos encontrados durante o evento. Após o término da Parada, tudo será encaminhado ao setor de Achados e Perdidos do Correios.

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) vai atuar com 291 guardas, sendo 50 de trânsito. A operação começa a partir das 7h30. Os guardas municipais atuarão no controle urbano, na fiscalização de posturas municipais, nas ruas, na areia da praia, nas barreiras de contenção de ambulantes e no controle do trânsito.
Imprimir