Imprimir

Notícias / Esportes

Sem Ronaldinho e Fred, Fla e e Flu se enfrentam no Engenhão

Globo Esporte

O Flamengo enfrenta o Fluminense neste domingo, às 16h, no Engenhão. Com a Seleção Brasileira, Ronaldinho Gaúcho e Fred são os principais desfalques do clássico. Mas os ingredientes que cercam o jogo vão além das estrelas da companhia. Com o mesmo número de pontos na tabela, o vencedor do clássico empurrará o rival para baixo. E os coadjuvantes esperam escrever um capítulo na história do Fla-Flu.

Apesar dos momentos semelhantes, o retrospecto em clássicos cariocas na atual temporada traz melhores lembranças ao Rubro-Negro do que ao Tricolor. Na tabela, o Flamengo é o sexto colocado, com 44 pontos, mesma pontuação que o rival, que leva vantagem no número de vitórias: 14 contra 11.

O time de Vanderlei não perde clássico regional há um ano, já a equipe agora comandada por Abel Braga não venceu nenhuma das sete partidas contra os rivais cariocas em 2011.

Em ambos os lados, técnico e jogadores exaltam o caráter decisivo do jogo, mas rechaçam o rótulo de final para o clássico deste domingo, no duelo que marca o reencontro entre os campeões brasileiros nos dois últimos anos.

Será o confronto do time que mais venceu – ao lado de Vasco e Corinthians, o Fluminense tem 14 vitórias – contra o que menos perdeu: o Flamengo sofreu apenas cinco derrotas, assim como Palmeiras e Vasco.

Sem Ronaldinho, Deivid e Diego Maurício sonham em brilhar; na ausência de Fred, Rafael Moura e seus companheiros lutam para ser herói de um clássico sem as principais estrelas, mas com o brilho natural de um Fla-Flu.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida, em Tempo Real, com vídeos. O canal Premiere 4 e o PFC HD exibem o jogo no sistema pay-per-view.

As escalações

Flamengo: Com as baixas nos setores de marcação e criação, Vanderlei Luxemburgo realizou dois treinos coletivos e uma movimentação técnica durante a semana para suprir as ausências de Ronaldinho Gaúcho, Airton e Willians. Diego Maurício, Maldonado e Muralha, respectivamente, serão os substitutos. Com isso, o time vai a campo com Felipe, Léo Moura, Alex Silva, Welinton e Junior Cesar; Maldonado, Muralha, Renato e Thiago Neves; Diego Maurício e Deivid.

Fluminense: Como é de costume, Abel Braga faz mistério. O treinador não confirmou o retorno do apoiador Deco ao time titular e deixou no ar ainda a possibilidade de começar a partida com o argentino Lanzini. Fred, Digão e Gum estão fora. Com isso, o time vai a campo com Diego Cavalieri, Mariano, Leandro Euzébio, Márcio Rosário e Carlinhos; Edinho, Diguinho, Marquinho e Lanzini (Deco); Rafael Sobis e Rafael Mora.

Quem está fora

Flamengo: Ronaldinho Gaúcho está com a Seleção Brasileira. Airton e Willians cumprem suspensão. Luiz Antonio segue em recuperação de cirurgia no ombro.

Fluminense: Fred (na Seleção), Digão (suspenso) e Gum (lesionado).

Pendurados

Flamengo: Felipe, Gustavo, Muralha, Renato, Rodrigo Alvim, Thiago Neves e Welinton.

Fluminense: Diego Cavalieri, Edinho, Fred, Gum, Leandro Euzébio e Souza.

O árbitro

Felipe Gomes da Silva (RJ) apita a partida, auxiliado por Rodrigo Pereira Jóia (Fifa/RJ) e Lílian da Silva Fernandes (RJ). Ao todo, Felipe Gomes participou de oito jogos, aplicou 47 cartões amarelos (média de 5,8) e dois vermelhos (média de 0,25), marcou 263 faltas (média de 32,8) e três pênalti no Campeonato Brasileiro, que registra média de 5,1 amarelos, 0,3 vermelho e 35,7 faltas por partida até o início da 28ª rodada. Destes amarelos, 22 foram para mandantes e 25 para visitantes. Ele já apitou um jogo de cada equipe na Série A: Flamengo 0 x 0 Botafogo, pela quinta rodada, e Fluminense 1 x 2 Botafogo, pela 19ª rodada.

Fique de olho

Flamengo: Diego Maurício, que tem entrado sempre no segundo tempo nos últimos jogos, ganhou chance entre os titulares. Em um dos coletivos realizados durante a semana, o atacante marcou três gols e foi o destaque da movimentação.

Fluminense: Mesmo ficando na reserva em grande parte dos jogos, Rafael Moura é um dos jogadores mais regulares do elenco do Fluminense. O He-Man já anotou nove gols no Brasileiro e promete ser uma ótima opção principalmente nas jogadas de bola aérea.

O que eles disseram

Diego Maurício, atacante do Flamengo: “Temos um clássico importante, que é um divisor de águas para os dois times. Podemos nos aproximar dos primeiros colocados. O Vasco tem um confronto complicado com o Internacional e, se perder lá, a gente fica a três pontos do líder”.

Abel Braga, técnico do Fluminense: "Adquirimos a confiança dos torcedores. Criamos simpatia entre time e torcida. Nossa equipe não desiste nunca e já provou isso com viradas e gols inesperados. Esse apoio todo será importante para domingo".

Números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia

* Nesta segunda-feira, completa 40 anos do primeiro Fla x Flu da história do Campeonato Brasileiro, disputado no dia 10/10/71. Na ocasião, o Tricolor venceu por 1 a 0, gol de Jeremias aos 25 minutos do 2º tempo. A partida teve público de 67.266 torcedores.

* A média de gols no Fla x Flu em Brasileiros é de 2,2 gols por jogo. Foram marcados 93 gols em 42 partidas.

* Contando todas as competições e amistosos, Flamengo e Fluminense já se enfrentaram 375 vezes, com 132 vitórias do Flamengo, 124 empates e 119 triunfos do Tricolor. O Fla marcou 547 gols, contra e 502 o Flu.

Último confronto

A última vez que Flamengo e Fluminense se enfrentaram foi no primeiro turno do Brasileirão, no dia 10 de julho.

O Rubro-Negro levou a melhor. Willians marcou o gol da vitória aos 45 minutos do primeiro tempo.
Imprimir