Imprimir

Notícias / Brasil

Centro-Oeste é a região com menos dívida do país, diz Ipea

De Brasília – Bruno Cassiano

A região Centro-Oeste tem a maior proporção de famílias sem dívidas para pagar, com 82,1% de pessoas declaradas não possuir dívidas, em comparação com as outras regiões brasileiras, segundo o Índice de Expectativas das Famílias (IEF) divulgado nesta segunda-feira (10), pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea). A média nacional é de 52,4%.

Para o economista do instituto Lucas Ferraz, mesmo tendo a concentração dos estados com menos dívidas, o Centro-Oeste é a região onde as famílias afirmam que terá condições de pagar totalmente as dívidas de contas atrasadas, com 28,6% dos entrevistados, quase o dobro da nacional (15,2%).

“Isto é reflexo do otimismo que a região Centro-Oeste tem com a relação a situação econômica do país”, garante Ferraz.

Ainda de acordo com dados do IEF, cerca de 5% das famílias da região Centro-Oeste afirmou que poderão pegar financiamento ou empréstimos nos próximos três meses para o pagamento de dívidas atrasadas. Está abaixo da média nacional de 6,59%.

A região dos estados de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, e Distrito Federal tem o menor percentual de famílias que alegam que não terá condições de pagar dívidas atrasadas, com 28,6%. E também é a melhor entre as regiões na situação de que irá pagar parte dos dividendos (14,3% das famílias).
Imprimir