Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Prefeitura de SP fará 4 milhões de ligações de alerta contra a dengue

G1

Prefeitura de São Paulo deu início no dia 4 de outubro a uma campanha para alertar a população sobre a prevenção da dengue. A administração municipal espera que cerca de 4 milhões de ligações contendo uma mensagem de alerta sejam realizadas até o dia 25 deste mês.

Durante a ligação, que dura 30 segundos, a população ouve recomendações sobre atitudes que podem prevenir a proliferação do mosquito transmissor da doença. A Prefeitura alerta para o fato de que “todo mundo precisa participar da prevenção contra a dengue.”

Entre as recomendações citadas na ligação estão não deixar água parada, colocar pneus sem uso em lugar coberto, virar as garrafas e latas com a boca para baixo, tirar os pratos dos vasos de plantas, ver se a caixa d’água está bem vedada e limpar bem calhas e ralos.

As 4 milhões de ligações, segundo a Prefeitura, serão feitas tanto para telefones fixos quanto celulares de toda a cidade. O objetivo é conscientizar a população e eliminando todos os criadouros do mosquito. A Prefeitura não informa o custo da campanha.

Além das ligações, a Prefeitura de São Paulo realiza outras ações para combater a doença. Em 2010, foram realizadas mais de 17 mil visitas à residências com possíveis focos do inseto. Essas visitas podem ser motivadas por estudos realizados pelo órgão ou por denúncias da população.

Os paulistanos podem ligar para o 156 e apontar locais com possíveis focos de dengue. Os moradores que apresentarem os sintomas da doença devem procurar o médico. Também em 2010, o Laboratório Municipal de Zoonoses realizou mais de 15 mil exames para diagnosticar a doença.

Os sintomas da doença são:
- Fraqueza
- Abatimento
- Dores pelo corpo
- Dor de cabeça
- Manchas avermelhadas na pele

Confira abaixo o texto completo da ligação feita neste mês de outubro:

“Este é um serviço de utilidade pública da Prefeitura de São Paulo. Você já sabe como prevenir a sua família contra a dengue? Todo mundo precisa participar da prevenção contra a dengue. Não deixe água parada. Coloque pneus sem uso em lugar coberto. Vire as garrafas e latas com a boca para baixo. Tire os pratos dos vasos de plantas. Veja se a caixa d’água está bem vedada. Limpe bem calhas e ralos. Participe. Diga não para a dengue.”
Imprimir