Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Desmatamento da Amazônia cresce 24% para plantio de soja em um ano

De Brasília - Bruno Cassiano

A área desflorestada para o plantio de soja no bioma Amazônia aumentou cerca de 24% em um ano, segundo o Instituo Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe). Mato Grosso aparece como estado que ainda desfloresta o bioma da Amazônia para o cultivo de soja, segundo o monitoramento da Safra 2010/2011.

A informação foi dada nesta quinta-feira (13), em Brasília, pelo Grupo de Trabalho da Soja (GTS) composto pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), associações de empresas de soja, organizações e sociedade civil.

Das áreas monitoradas pelo Inpe neste ano, 345.500 hectares foram constatados desflorestamento para o plantio de soja. Isso mostra um crescimento de 43.351 hectares desmatados com relação ao ano anterior, quando o desflorestamento era de 302.149 hectares.

Com isso, a produção de soja é ainda um vetor de desmatamento no bioma Amazônico, de acordo com monitoramento deste ano. O Brasil tem uma área de 24,1 mil hectares de soja da qual 1,9 milhões (8%) está no bioma Amazônia.

Dentro do bioma existem 53 municípios que representam 98% da área plantada com soja no país. Dos 11.698 hectares de soja plantadas no bioma, 8.385 hectares estão concentrados em Mato Grosso, ou seja, cerca de 71 % da área.

Mais informações em instantes
Imprimir