Imprimir

Notícias / Cultura

Alma de Gato canta na inauguração da praça do Petrópolis hoje à noite

Da Redação/Com Assessoria

O grupo vocal masculino Alma de Gato leva sua musicalidade para a inauguração da Praça Central “Alex de Moura Bouret”, no Jardim Petrópolis, nesta sexta-feira, dia 24, às 20h30, em Cuiabá. A solenidade estava prevista para o dia 14, mas a forte chuva impediu a realização do evento. Mas como chuva traz boas novas, a cerimônia vai ocorrer amanhã e com muita música, integrando as comemorações dos 290 anos do aniversário da Capital mato-grossense. Será um show exclusivo, com repertório escolhido especialmente para a ocasião.

Serão 40 minutos de apresentação, quando o grupo vocal masculino promete encantar os participantes da solenidade ao interpretar canções inéditas, como “Revirado”, e mostrar os novos arranjos criados para o “Hino a Cuiabá”. A apresentação inclui antigos sucessos, como “Sonífera Ilha”, que revelou o talento do Alma de Gato há aproximadamente cinco anos, “78 Rotações”, “Andança / Ela me faz tão bem”, “Fico assim sem você”, “Cara Valente” e “Melô da Sucata”.

“Para nós é muito importante esse convite da Prefeitura de Cuiabá. É a primeira vez que somos chamados para participar de um evento grandioso como a inauguração desta praça”, comenta o diretor cênico e Tenor I do Grupo, Gilberto Nasser. Ele ressalta que solenidades oficiais costumam atrair grande quantidade de pessoas e, principalmente, público de comunidades carentes de atividades culturais. Assim, a apresentação torna-se uma oportunidade dupla para os músicos e para a população. Eles porque conseguem mostrar o trabalho a um público diferente daquele que costuma assistir às apresentações no teatro. E as comunidades porque são beneficiadas com uma apresentação musical de qualidade. O Grupo Alma de Gato foi convidado a participar da solenidade pelo prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, e pelo secretário de Cultura, Mário Olímpio.

O Alma de Gato é composto por Jefferson Neves (rejente), Gilberto Nasser (Tenor I), Jefferson Valle (Tenor I), Evaldo Sampaio (Tenor II), Jefferson Neves (Barítono), Marcos Ardevino (Barítono) e Renato Marçal (Baixo).

Trajetória - O grupo surgiu em agosto de 2004, logo após a realização do 1° Painel de Regência Coral, promovido pela UFMT. A idéia era formar um grupo de vozes masculinas, com repertório apropriado para oferecer ao público um formato diferente na realização da música vocal. No dia 7 de agosto, no foyer do Teatro Universitário, o grupo, ainda sem nome e com apenas os cinco primeiros integrantes (Jefferson Neves, Jefferson Valle, Junior Silgueiro, Joe Miguel e Jackson Lopes), cantou a música "Sonífera Ilha" do Grupo Titãs, com arranjo de André Vidal. O público, que ia chegando no teatro, parava para ouvir àquela apresentação improvisada e o grupo, atendendo aos pedidos, teve que repetir a música várias vezes. Animados com a repercussão, os rapazes se apressaram em formar um octeto e começar um trabalho mais sério com ensaios regulares e a perspectiva da primeira apresentação. Logo depois o grupo, que existia com o nome provisório de "Octeto", foi batizado pelo padrinho Luis Ernesto Salerno de Alma de Gato e, com uma nova formação, começou a preparar a primeira audição. Os primeiros ensaios do Grupo Alma de Gato foram nas dependências da Universidade Federal de Mato Grosso, Depois o grupo passou a ensaiar no IFMT (antiga Escola Técnica Federal), onde permanece até hoje. (Com Assessoria )

Imprimir