Imprimir

Notícias / Agronegócios

Grupo empresarial implanta 1ª fertirrigação do mundo para soja

De Sinop - Alexandre Alves

Acompanhando a ideologia vanguardista do colonizador José Aparecido Ribeiro (in memórian), o Grupo Mutum – fundado por ele – capitaneia investimentos privados na área agroindustrial no município de Nova Mutum (250 km de Cuiabá).

O administrador Luiz Divino da Silva, que há 23 anos gerencia os empreendimentos, informou que o grupo sai na frente com um experimento na área de fertirrigação (por gotejamento, que leva nutrientes ao solo cultivado). “Estamos fazendo os estudos. Temos um piloto de fertirrigação, que é o primeiro projeto piloto no mundo para algodão, soja e feijão, além da irrigação com os pivôs”.

Fertirrigação é a aplicação de fertilizantes através da água de irrigação. Esta aplicação é feita aproveitando-se os sistemas de microirrigação (por gotejamento ou por micro-aspersão) ou de aspersão (sob pivô central ou convencional). O uso do sistema pelo produtor proporciona economia de fertilizantes e de mão-de-obra, maior eficiência na aplicação dos fertilizantes e, consequentemente, aumento na produtividade.

O grupo também está instalando uma algodoeira para processar a produção própria, cultivada em 3,4 mil hectares. “Já é para beneficiar o algodão que será colhido em 2012, a ser plantado daqui alguns dias. Também vai prestar serviços aos outros cotonicultores”, diz, salientando que a empresa também planta 10,4 mil ha de soja e 1,4 mil ha de milho.

O grupo empresarial também atua com confinamento bovino, criação de peixes da espécie Pirarucu e no ramo imobiliário, empregando 110 colaboradores. Segundo Divino, haverá captação de mais trabalhadores no próximo ano por causa dos investimentos que estão sendo feitos. “Vamos investir bastante na área agroindustrial, aumentando a área de plantio”, comentou.
Imprimir