Imprimir

Notícias / Copa 2014

Capacitação para Copa do Mundo será oferecida em Mato Grosso

De Brasília - BC

Os institutos federais de educação em Mato Grosso irão oferecer programas e cursos de capacitação em idiomas estrangeiros e em áreas que terão grandes demanda para as cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo de 2014, como Cuiabá. Serão oferecidas aulas capacitação para serviços, turismo e hospitalidade, entre outras, segundo o Ministério da Educação.

Em Brasília, o Instituto Federal promove cursos de formação inicial e continuada em línguas estrangeiras. Parceria firmada pelo instituto com o Governo do Distrito Federal prevê a formação dos brasilienses também em outras áreas, como a de serviços e de construção civil. Depois de trabalhar durante a Copa do Mundo, esses profissionais estarão preparados para ocupar vagas no mercado de trabalho local.

No Rio Grande do Sul, mil mulheres passarão por cursos de capacitação em hospitalidade e turismo para atuar durante o Mundial. O curso faz parte do programa Instituto Federal na Copa, que terá como executores os institutos federais do estado.

O acordo de cooperação técnica foi firmado em Brasília, no dia 6 último, pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação e as secretarias gaúchas de Políticas para as Mulheres e de Esportes e Lazer.

“O convênio vai aumentar as condições de empregabilidade das mulheres envolvidas no projeto”, disse o secretário de educação profissional e tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco. “Será um passo inicial para novos acordos com este e com outros públicos do estado”, completa.

De acordo com a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana, já foram selecionadas as mil mulheres que vão receber a formação. Ele pontua que são mulheres de lideranças sociais, que atuarão como multiplicadoras de novas acolhedoras, na recepção aos turistas no período da Copa e no combate ao turismo predatório e sexual. (Com informações do Ministério da Educação).
Imprimir