Imprimir

Notícias / Agronegócios

Mapa e setor produtivo de ovos avaliam sistema de qualidade

Mapa

Um modelo de sistema que visa melhorar a qualidade dos ovos produzidos no Brasil foi apresentado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) pelo setor produtivo, nessa quinta-feira (23). O Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) foi elaborado para atender às exigências de rastreabilidade para o consumo seguro do produto e, também, para acessar mercados internacionais, como o da União Europeia.

A apresentação do projeto foi feita pela União Brasileira de Avicultura (UBA) a representantes das secretarias de Defesa Agropecuária (SDA), responsável pela análise do sistema e propostas de validação; e a de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI), que vem promovendo as exportações do setor em países da Ásia, África e Oriente Médio.

Os procedimentos abordados no SGQ são voltados, principalmente, para as boas práticas de produção e foram elaborados com base na legislação vigente do Ministério da Agricultura e nas normativas do Codex Alimentarius. Documentos específicos foram elaborados para todas as fases da cadeia: granja, fábrica de ração, entreposto e fábrica de conserva de ovos.

Marco no setor de ovos - Para o secretário-substituto de Defesa Agropecuária, Odilson Ribeiro, a reunião dessa quinta-feira foi um marco para o setor. “A proposta é muito positiva, pois o Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Ministério da Agricultura terá mais subsídios para assegurar a qualidade do produto consumido no mercado interno e externo”, avaliou.

De acordo com o presidente da UBA, Ariel Mendes, a criação do sistema atende a uma demanda do segmento de ovos e ovo-produto visando o incremento das exportações. “Queremos abrir o mercado europeu e, num primeiro momento, nossa proposta é iniciar com ovo líquido e pasteurizado”, informou.

A próxima reunião entre o Mapa e o setor produtivo está marcada para quinta-feira (30), quando serão detalhados os critérios e as estratégias para a exportação de ovos processados, a situação do Programa Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC) para o segmento, a análise de material entregue e o Programa de Prevalência da Salmonela.
Imprimir