Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Tomate na gastronomia: o vermelhinho que previne diversas doenças

R7

O tomate é um dos ingredientes mais populares da culinária brasileira. Nas saladas, nos molhos, nas carnes e até nos sucos é possível encontrar a fruta vermelhinha.

A nutricionista Priscila Arruda, do Oba Hortifruti, explica que o tomate é riquíssimo em vitaminas A, C e E como também minerais.

- Ele combate os radicais livres, retarda o envelhecimento precoce, inibe o crescimento de células cancerígenas e reduz o risco de ataque cardíaco.

Um estudo feito em 1998, na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, constatou que dos 50 mil homens que consumiam o molho de tomate, por duas vezes, na semana tiveram 23% menos incidência de câncer do que os outros. A Faculdade de Engenharia de Alimentos na Unicamp demonstrou através de pesquisas que o licopeno encontrado no tomate, diminui o risco de desenvolvimento do câncer de próstata.

Existem vários tipos de tomates e eles devem ser escolhidos de acordo com a receita a ser preparada. A fruta madura pode ser armazenada na geladeira por uma semana, já a verde por até três semanas.

Priscila ainda ensina quais os pontos que devem ser observados na hora da compra do produto.

- Para ser consumido em um ou dois dias, deve-se comprar o tomate bem vermelhinho; se for utilizá-lo ao longo da semana é melhor escolher a fruta que começou a ficar vermelha.

Imprimir