Imprimir

Notícias / Brasil

Pesquisa: Brasileiros estão mais confiantes com mercado de trabalho

De Brasília - Bruno Cassiano

Os trabalhadores brasileiros estão mais confiantes com relação às expectativas do mercado de trabalho. Centro-Oeste é a segunda região com maior confiança dos responsáveis pelo domicílio, com 88,9%. Nordeste é a região mais confiante.

A situação atual no país permanece positiva, com otimismo de 80% dos chefes de família. A informação é do Índice de Expectativas das Famílias (IEF), divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

De acordo com o documento, todas as regiões encontram-se mais seguras com a situação no domicílio, com exceção do Nordeste (70,6%), que está aproximadamente 10 pontos percentuais abaixo da média nacional.

Contudo, a confiança na estabilidade no emprego tem uma queda com os demais membros da família para aproximadamente 75% que sentem segurança no trabalho e 3% consideram ter alguma segurança.

Os estados de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal compõem a terceira região mais confiante sobre a segurança na ocupação, com 81,1% de otimismo. Centro-Oeste fica trás apenas das regiões Sul (86,6%) e Sudeste (82,1%).

Melhorias

Para os próximos seis meses, mais da metade da população brasileira (57,6%) não espera conseguir melhorias profissionais. Os trabalhadores das regiões Sul e Centro-Oeste apresentam estão otimistas quanto à melhoria profissional para os próximos seis meses, com58% e 56,8% respectivamente.

A região Norte tem a maior taxa de pessimismo para essas melhorias, com 84,7% e apenas 14,7% esperando melhorias no emprego para o próximo semestre.

O Sudeste também apresenta uma diferença relativamente alta entre expectativas positivas de melhoria (28,9%) e negativas (62,9%). O Nordeste também possui a maior parte dos pesquisadores sem expectativa de melhoria no trabalho, com 55,2% da amostra.
Imprimir