Imprimir

Notícias / Cidades

Coleta de esgoto melhora nos grandes centros urbanos de MT

De Brasília - Bruno Cassiano

Três grandes centros urbanos de Mato Grosso registraram melhoria na rede de coleta de esgoto, onde houve um crescimento populacional entre 2000 e 2011. A informação é do Atlas de Saneamento 2011, divulgado nesta semana pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Segundo o documento, o trecho mato-grossense da BR-163 é outro eixo que se destaca no crescimento absoluto. Os principais centros urbanos da área são Cuiabá, Rondonópolis e Sinop, em Mato Grosso. Estas cidades concentram os maiores acréscimos populacionais e os resultados mais positivos de melhorias e ampliações.

Ainda de acordo com o atlas, ao lado das grandes aglomerações urbanas, pode-se notar eixos de crescimento em direção ao interior. Para Adma de Figueiredo, gerente de Coordenação de Geografia do instituto, a expansão do saneamento tem que ser feito enquanto resgate de uma dívida social que remonta uma agenda do século XIV. Contudo, por outro lado, o saneamento hoje em dia é visto como uma oportunidade de geração de emprego e principalmente de acesso a cidadania que aponta para uma nova civilização sustentável.

“O saneamento tem que ser visto como um desafio a superar deficiências históricas existentes no Brasil, mas ao mesmo tempo como oportunidade de um novo projeto civilizatório”, destaca.

A comparação entre o número de municípios com rede coletora de esgoto mostra que, apesar dos avanços constatados entre 2000 e 2008, é nesse tipo de serviço que o Brasil tinha seu maior desafio, pois o esgotamento sanitário era o serviço que apresentava a menor abrangência municipal, atingindo um percentual de 55,2% para todo o país em 2008.

Mesmo com a menor abrangência, em especial nos municípios com menos de 50 mil habitantes, houve aumento na proporção de domicílios com acesso à rede de esgoto, que passou de 33,5%, em 2000, para 45,7%, em 2008.
Imprimir