Imprimir

Notícias / Economia

Empresários mato-grossenses participam de roda de negócios no Acre

Da Assessoria

Os participantes do Seminário de Comércio Exterior e Investimentos, realizado no auditório da Agência Sebrae, em Rondonópolis (220 km de Cuiabá no sentido Sul), comemoram as novidades. O secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf anunciou que o Sebrae em Mato Grosso, coordenador dos negócios envolvendo os estados da Amazônia Legal com Bolívia, Chile, Colômbia e Peru, participa segunda e terça-feira (27 e 28 de abril), em Rio Branco (AC), de uma rodada de negócios com o Peru, que contará com a presença dos presidentes Luis Inácio Lula da Silva e Alan Garcia.

Segundo Nadaf Cerca de 14 empresários mato-grossenses fazem parte da missão. Segundo ele, esta é mais uma etapa do Programa de Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas, cujas primeiras iniciativas ocorreram há cerca de 12 anos em Mato Grosso. “Fomos ousados naquela época, mas hoje os resultados são visíveis. Para se ter uma idéia, em 2008 participamos de várias feiras e rodadas de negócios na Bolívia (Expocruz), Peru, Chile e Panamá. Agora mesmo, estamos com 20 empresários (já numa segunda missão) na China”, afirmou Nadaf, explicando que todo esse processo é feito em parceria entre Sebrae, Governo do Estado e instituições empresariais.

Para o secretário, a participação de Mato Grosso nestes eventos mostra que comércio exterior não é nenhum bicho de sete cabeças. “Uma prova disso é o fato de, embora estejamos vivendo uma crise internacional, as exportações mato-grossenses terem crescido 55% em 2008 em relação a 2007, enquanto neste primeiro trimestre de 2009 o crescimento foi de 42% em relação ao mesmo período do ano passado. Enquanto isso, as exportações do Distrito Federal caíram 33%, de Mato Grosso do Sul, 6,65% e as de Goiás cresceram apenas 0,5%. São dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior”, enfatizou.

Outros resultados dessa política, audaciosa sob o ponto de vista de Pedro Nadaf, são as recentes colocações de Mato Grosso no ranking nacional dos estados exportadores. “Até dezembro do ano passado, éramos o décimo exportador nacional. Hoje somos o sétimo, ultrapassando Santa Catarina, Bahia e Espírito Santo. Em maio, devemos atingir o sexto lugar, ultrapassando Pará, já que as compras de minérios estão em queda no mercado internacional. Além disso, em 2008, Mato Grosso foi responsável por 26% dos R$ 26 bilhões de superávit da balança comercial brasileira”.

O Seminário de Comércio Exterior e Investimentos foi realizado numa parceria entre Sebrae e Secretaria estadual de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), com apoio da Associação Comercial e Industrial de Rondonópolis, Sindicato Rural de Rondonópolis, Centro de Excelência de Comércio Exterior (Cecomex) e prefeituras de Rondonópolis, Primavera do Leste, Poxoréu e Dom Aquino.

Após a abertura de Pedro Nadaf, três palestras sobre o tema foram proferidas. Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas, com o consultor do Sebrae Nacional, Gabriel Castelo Branco; O que podemos aproveitar da crise, com o professor de Relações Internacionais da Universidade de Brasíia (UNB), Carlos Pio; e Novos mercados sul-americanos, com o consultor do Sebrae do Rio de Janeiro, Jorge Elias Milhem.


Imprimir