Imprimir

Notícias / Política MT

Após 10 anos, Estado inaugura leitos e pode criar mais 600

Da Redação - Alline Marques

Após quase 10 anos, o governo do Estado investiu na ampliação de leitos hospitalares e, de acordo com o secretário Estadual de Saúde, somente neste ano a previsão é de que se inaugure quase 400 leitos. Há previsão ainda de realização de Parcerias Público-Privada (PPP) que podem resultar no surgimento de mais 200 leitos nos próximos três anos.

Henry explica que o governo do Estado já inaugurou uma ala no pronto-socorro de Cuiabá com 100 leitos, além de 52 leitos com o Hospital Metropolitanos. Há previsto ainda mais 60 leitos no Hospital Santa Helena, criados por meio de um convênio assinado entre o governo e a unidade, e a construção de um hospital em Sinop com mais 120 leitos.

Desde o governo Dante de Oliveira (já falecido) nenhum outro hospital foi inaugurado em Mato Grosso. A última unidade foi o regional de Cáceres inaugurado em 2001. Durante os oito anos do governo Blairo Maggi (PR), o atual senador adquiriu alguns prédios de hospitais que ganharam outras finalidades, como o antigo Hospital Modelo e a nova sede do Samu.

Henry já adiantou também que o antigo Hospital das Clínicas deverá ser locado pelo Estado para se tornar referência no atendimento de alta complexidade com mais 80 leitos.

Além disso, logo após a Assembleia Legislativa aprovar a lei que regulamenta as PPP’s, o governo deverá realizar um chamamento para reativar Hospital Central e uma das exigências será um laudo sobre a viabilidade da antiga estrutura já construída.

O Hospital Central funcionará dentro de um parque e terá como finalidade as cirurgias de traumas. A unidade deverá ter entre 130 e 150 leitos.

Outra PPP’s ainda em projeto será para a construção de um hospital em Porto Alegre do Norte, para atender a região Araguaia, carente de leitos.

Imprimir