Imprimir

Notícias / Esportes

Avaí vence, atrapalha Botafogo e alimenta esperança de fugir da degola

Gazeta Esportiva

 O Botafogo entrou em campo podendo ser líder do Brasileirão - Corinthians e Vasco jogam nesse domingo -, mas acabou derrotado por 3 a 2 pelo Avaí, em Florianópolis. Este foi o primeiro triunfo dos catarinenses sobre os cariocas na história do confronto.

Os donos da casa, com os três pontos, seguem na zona de rebaixamento, mas ganham força para tentar sair da degola na reta final. Já os alvinegros amargam a segunda derrota seguida e podem perder a terceira posição para o Flamengo.

A partida foi muito movimentada, com o Botafogo começando melhor e abrindo o placar com Loco Abreu. No entanto, os cariocas sofreram a virada em dois minutos. Robinho e Cléversom, de bicicleta, fizeram os gols dos donos da casa.

Na etapa final, os visitantes voltaram melhores e conseguiram o empate, com Renato. Só que acabaram sofrendo o gol no fim com Robert. Os catarinenses aproveitaram a expulsão do lateral direito Lucas para pressionar e conquistar a vitória.

Na próxima rodada, o Avaí terá pela frente o Corinthians, no próximo domingo, em São Paulo. Já o Botafogo vai encarar o Cruzeiro, no sábado, no Rio de Janeiro.

Arte GE.Net
O jogo - O Botafogo começou melhor a partida e não tomou conhecimento se o Avaí estava atuando em casa. Os alvinegros chegavam com facilidade ao gol catarinense e pecavam nas finalizações. No entanto, aos dez minutos, após cobrança de escanteio, a bola sobrou para para Loco Abreu finalizar sem chance para Felipe e abrir o placar na Ressacada.

O revés acordou os donos da casa, que passaram a atacar. O AVaí teve a chance de empatar aos 13 minutos, quando William recebeu na área, mas chutou por cim do gol de Jéfferson. No entanto, dois minutos depois, Fernandinho cruzou pela esquerda e achou Robinho livre. O meia dominou e chutou para o gol alvinegro para igualar o marcador.

Mesmo depois de empatar, o Avaí seguiu buscando o ataque e conseguiu a virada aos 17 minutos. Júnior Urso cruzou na área, Cléverson dominou no peito e emendou de bicicleta, sem chance para Jéfferson.

Empurrado pela torcida, os donos da casa mantiveram o ritmo e por pouco não ampliaram aos 19. Bruno arriscou de longe e viu a bola passar muito perto do gol do Botafogo. Só que os visitantes conseguiram melhorar na marcação e impedir os bons avanços dos catarinenses. Com isso, a partida ficou mais centralizada no meio, sem chances de gol.

O jogo voltou a ficar movimentado após os 35 minutos quando Linclon foi lançado, mas finalizou mal, mas mãos de Jéfferson. A resposta do Botafogo veio dois minutos depois. Após cruzamento, Loco Abreu escorou e Herrera apareceu na pequena área. Só que o argentino chutou em cima do goleiro Felipe, que salvou o que seria o empate dos cariocas.

Nos minutos finais, o duelo seguiu equilibrado e o Avaí acabou indo para o intervalo com a vantagem parcial no placar na Ressacada.

Atrás no placar, o Botafogo voltou com duas aletrações: Léo e Elkeson nos lugares de Felipe Menezes e Herrera, respectivamente. Os alvinegros começaram bem a etapa final e quase empataram logo com dois minutos. Após bola levantada na área, o uruguaio Loco Abreu por pouco não colocou para a rede.

O Botafogo seguia buscando o ataque, mas não conseguia passar pela forte marcação do Avaí. Com isso, deu espaço para os contra-ataque do adversário. Aos 15 minutos, Cléverson tentou surpreender Jéfferson e, em vez de cruzar, colocou a bola na direção do gol, mas viu ela ir para fora.

Só que a resposta do Botafogo veio em grande estilo, dois minutos depois. Cortês cruzou pela esquerda, Loco Abreu escorou para Renato apenas tocar para a rede e igualar o placar.

Depois do gol, o jogo ficou mais tenso, com as duas equipes querendo o gol, mas também cautelosas para não levar o revés. O Botafogo teve duas chances aos 25 minutos para virar a partida. Na primeira, Renato aproveitou falha de Bruno e chegou na área catarinense. O volante finalizou para grande defesa de Felipe. Depois, foi a vez de Loco Abreu chutar, mas a bola bateu no zagueiro Gian e ficou nas mãos do arqueiro do Avaí.

Os lances deram confiança aos alvinegros, que permaneceram no ataque. Com isso, o Avaí seguia buscando os avanços nos espaços deixados pelos visitantes. Tanto que aos 32 minutos, Leandrinho quase marcou o terceiro do Avaí, mas viu a bola passar a direita da trave de Jéfferson.

No lance seguinte, foi a vez de Maicosuel chegar na cara de Felipe, mas chutar em cima do goleiro catarinense. Os alvinegros tiveram mais uma oportunidade quando Antônio Carlos aproveitou cruzamento e chutou para defesa de Felipe, que deu rebote. A bola bateu em Marcelo Mattos e voltou para o arqueiro salvar os donos da casa.

No entanto, aos 37 minutos o Botafogo sofreu um revés quando Lucas fez falta violenta em Gian e acabou sendo expulso de forma direta pelo árbitro. Com isso, o Avaí partiu para cima e não demorou para ficar a frente no placar aos 40 minutos. Lincoln chutou, Jéfferson espalmou e no rebote Robert chutou para a rede.

Nos minutos finais, o Avaí passou a segurar o resultado. O Botafogo ainda buscou um novo empate, mas parou na retranca dos donos da casa.
Imprimir