Imprimir

Notícias / Brasil

Em MS, vacinação contra febre aftosa é antecipada em áreas de risco

G1

A campanha de vacinação contra a febre aftosa começa oficialmente no dia 1º de novembro, na região do Planalto. Mas a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) antecipou a campanha em áreas consideradas de risco, como os municípios da linha de fronteira com o Paraguai.

Equipes da agência fazem a imunização dos rebanhos bovinos em aldeias, assentamentos e periferias dos municípios. A vacinação acontece com agulha oficial, sendo que a vacina doada e a aplicação é feita por técnicos da Iagro.

O procedimento é baseado em uma instrução normativa do Ministério da Agricultura, que liberou os estados para iniciarem o procedimento. No calendário regular, a região do planalto recebe a vacinação do rebanho bovino e bubalino, de mamando a caducando, entre os dias 1º e 30 de novembro. O mesmo período vale para a região da zona de fronteira.

Já na região do Pantanal, para quem aderiu à etapa de novembro, o prazo é de 1º de novembro a 15 de dezembro. Em todas as regiões, o produtor tem prazo de 15 dias após o término da campanha para declarar a vacinação.
Imprimir