Imprimir

Notícias / Política BR

Investimentos do PPA 2012-2015 para transporte público não contemplam MT

De Brasília - Bruno Cassiano

Mato Grosso não deverá receber investimentos para aumentar a oferta de transporte público sustentável, segundo o Plano Plurianual (PPA) 2012-2015 do Congresso Nacional. O texto do plano prevê que apenas municípios com mais de 700 mil habitantes receberão recursos  para a melhoria da mobilidade urbana.

A capital do Estado, Cuiabá, deverá receber investimentos nesta área, mas serão destinados às obras da Copa do Mundo de 2014. Os recursos serão empregados para integrar os transportes urbanos nos pólos geradores de evento esportivo, aeroporto, estádio, arenas centrais e hotéis.

O relator da PAA 2012-2015, senador Walter Pinheiro (PT/BA), esclarece que o plano traça apenas as linhas gerais e diretrizes dos empreendimentos do governo para os próximos quatro anos, sem especificar valores, que serão definidos futuramente pelo Executivo, a partir das projeções de arrecadação.

Pinheiro explicou ainda que o relatório preliminar do plano manteve o texto básico encaminhado pelo Executivo ao Congresso. As emendas devem ser entregues até quarta-feira (26) ao relator do PPA e não devem alterar o mérito, pois tratam-se apenas dos critérios para modificação do plano.

As emendas que alteram o conteúdo da proposta só poderão ser apresentadas após a votação do relatório preliminar na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), prevista para quinta-feira (27). (Com informações da Agência Senado).
Imprimir