Imprimir

Notícias / Política MT

MP investiga plano de segurança há 3 meses e aquisição de Land Rover

Da Redação - Alline Marques

O promotor do Grupo Especial de Trabalho do Ministério Público Estadual, Clóvis de Almeida Júnior, já investiga o plano de segurança de Mato Grosso há pelo menos três meses, mas mesmo assim, vai abrir novo procedimento para investigar irregularidades na aquisição da tecnologia russa de segurança 'embutida' em 10 Land Rover, que serão utilizados no policiamento da fronteira de  Mato Grosso com a Bolívia.

Os veículos e a tecnologia russa foram adquiridos por R$ 14 milhões, sem licitação, pela Agência de Execução de Projetos de Copa do Mundo de 2014 (Agecopa) (Agecopa), estrutura extinta pelo governo com a criação da Secretaria da Copa (Secopa). 

Em entrevista ao Olhar Direto, o promotor afirmou que o plano de segurança também foi elaborado por uma empresa contratada sem licitação, mas até o momento não foi constatada nenhuma irregularidade. Ele informou que a extinta Agecopa já havia fornecido todos os documentos necessários sobre o plano.

“O plano é muito abrangente e prevê ações para o pré e o pós Copa. São medidas urgentes de qualificação de um policial e não há uma denúncia. Apenas estamos analisando se está certo ou não”, explicou.

Clóvis de Almeida explicou que o novo procedimento será instaurado para dar mais celeridade à investigação sobre os equipamentos russos e espera finalizar os trabalhos antes do prazo regimental de um ano.

A determinação para a abertura do inquérito foi dada nesta terça-feira (25), após as denúncias de supostas irregularidades na aquisição da tecnologia.


Primeira atualização às 09h46
Imprimir