Imprimir

Notícias / Cidades

Rondonópolis ganhará banco de leite em dezembro

De Rondonópolis - DS

O coordenador nacional do Programa do Banco de Leite, Paulo Maia, visitou as dependências da Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Rondonópolis e informou que o município terá banco de Leite a partir de dezembro deste ano. Ele disse que vai reunir a equipe da Secretaria Estadual de Saúde para definir a disponibilização de dois profissionais. “Sem dúvida, Rondonópolis foi escolhida para receber o banco de leite pela situação geográfica. Mas não podemos esquecer o trabalho desenvolvido pela equipe da saúde”, comentou.

Crianças internadas nos 15 leitos da UTI Neonatal e outros cinco disponíveis para a observação vão ser beneficiadas com a medida. A intenção é melhorar a qualidade da alimentação dos bebês de modo a diminuir a mortalidade infantil.

A gerente do Departamento de Ações Programáticas, Mariúva Valentin Chaves, está satisfeita com a notícia. “É a prova do empenho diário da equipe da Secretaria Municipal de Saúde em conquistar este espaço”.

A pediatra e coordenadora do Banco de Leite, Virgínia Beatriz Resende Silva, esclarece que além de garantir leite para os pacientes da Santa Casa, o Programa vai poder contemplar outras cidades. “A cidade anseia por este presente”, disse, emocionada.

O espaço vai contar com sala de recepção, consultório médico, higienização, paramentação (vestimenta adequada), coleta, lavagem, processamento e estocagem e controle de qualidade. O Banco de Leite Humano – BLH vai ser cadastrado e integrado à Rede Nacional de BLH – FioCruz do Ministério da Saúde.
Imprimir