Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Leitão propõe emenda para permitir plantio de cana no bioma amazônico

De Brasília - Vinícius Tavares

O deputado Nilson Leitão (PSDB/MT) tem defendido na Câmara Federal a iniciativa, por parte do governo federal, para a liberação do cultivo de cana de açúcar no bioma amazônico, em áreas de segundo plantio. Em reunião com o secretário de Extrativismo e Desenvolvimento, Roberto Vizentin, nesta semana, o deputado cobrou explicações sobre o real motivo para a proibição.

“A cana pode ser um veto ao desmatamento. Estudos comprovam que quem planta cana junto com outros cultivos tende a transferir essa plantação para outro pedaço de terra deixando a cana de açúcar sozinha. A cana é um vetor de crescimento e desenvolvimento”, esclarece.

Para o deputado a liberação “não significa derrubar arvores da Amazônia. É uma questão de liberação do veto para utilizarmos áreas já desmatadas e plantadas para usufruir também do plantio da cana”, acrescenta

Em reunião com os senadores Acir Gurgacz (PDT/RO) e Flexa Ribeiro (PSDB/PA) na última semana, o deputado Nilson Leitão solicitou que os senadores apresentem uma emenda ao Código Florestal evitando, assim, a tramitação do código entre o Senado e a Câmara.

Leitão recebeu nesta nestas terça (25) e quarta-feira (26) o secretário do Meio Ambiente de Cuiabá, Eldo Orro, que pediu o seu apoio para algumas reivindicações do estado e participou de painel sobre a Rio+20 durante o Encontro Brasileiro de Secretários de Meio Ambiente, ocorrido na Câmara dos Deputados.
Imprimir