Imprimir

Notícias / Cidades

Fiscais embargam fazenda no município de Juara por extração ilegal de madeira

Da Redação - Lcm

Uma operação de fiscalização realizada pela Diretoria da Unidade Desconcentrada da Sema de Juara (709 quilômetros de Cuiabá, na Região Médio-Norte do Estado) e a Policia Militar apreendeu 149 toras de madeira extraídas ilegalmente em uma fazenda localizada a cerca de 120 quilômetros da sede do município. Quatro servidores da Sema e dois policiais militares de Juara participaram da operação, realizada na última sexta-feira (21).

Gabriel Conter de São José, diretor da DUD de Juara, informou que a madeira foi extraída ilegalmente de uma área de 230 hectares, de reserva legal da Fazenda São Paulo. “A extração ilegal de madeira foi descoberta graças a uma denúncia anônima formalizada junto a Ouvidoria Setorial da Sema”.

Segundo o diretor, as toras estavam espalhadas no interior da mata e muito provavelmente seriam transportadas com a utilização de notas “frias”, de manejos próximos a extração.

“Uma vez que a madeira, proveniente de extração ilegal, consegue ser transportada, entra na mesma rota de um manejo dificultando a identificação da sua origem. É por isso que os infratores utilizam-se de notas do manejo para transportar a madeira de extração ilegal até a madeireira”, explicou Gabriel Conter.

Além das 149 toras de madeiras de diversas espécies, recém-cortadas e já prontas para o transporte, foram apreendidos também um trator CBT, modelo 8060; 50 litros de óleo diesel; 60 Litros de gasolina, oito frascos de 500 ml de óleo dois tempos; caixa de ferramentas e alimentos que estavam armazenados em um barraco. Os alimentos foram doados a uma entidade filantrópica do município de Juara.

O proprietário da área foi autuado em R$ 1.150.000,00 pela extração ilegal de madeira em Área de Reserva Legal e a área foi embargada. Além da multa, embargo da área e apreensão dos bens, o proprietário responderá a processos criminais por danos provocados ao meio ambiente.

Somente este ano, a DUD de Juara já apreendeu em operações de fiscalização realizadas na região aproximadamente 2.000 m³ de madeira ilegal. A unidade regional de Juara é responsável por cinco municípios - Juara, Porto dos Gaúchos, Tabaporã, Novo Horizonte do Norte e Nova Maringá -, uma área de 49.075,13 Km².
Imprimir