Imprimir

Notícias / Esportes

Em combate com pedido de beijo, boxeador brasileiro perde e é prata

Gazeta Esporte

Menos de uma hora antes de entrar no ringue, Yamaguchi Florentino havia assistido ao amigo Robson Conceição ser derrotado por um cubano. Enfrentando também um boxeador de Cuba na final dos meio-pesados (até 81 kg), estava disposto a fazer diferente. Mais uma vez, porém, a tradição do país adversário na modalidade falou mais alto. Ao som de “Beijo, Beijo” vindos da torcida, o brasileiro foi superado por Julio La Cruz por 22 a 12, e o Brasil levou sua segunda medalha de prata no último dia do boxe nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara.

– Eu sou um cara que gosta muito da torcida, que vibra muito com a torcida. Isso é o esporte. Todo esporte de contato vai ter queda e o público vai gritar: “Beija, Beija” – disse o brasileiro.

Assim como Robson, Yamaguchi estava engasgado com o também cubano Julio La Cruz. Até então, nas duas lutas em que haviam se enfrantado, cada um havia saído vitorioso uma vez. O brasileiro entrou na luta partindo mais para cima. Os golpes, no entanto, nunca encontravam o destino certo. O round terminou em 6 a 2 para o caribenho.

– Eu estava lutando com o campeão mundial. Então, sabia que seria uma luta muito difícil, muito complicada para mim. Ele é meio enjoado de lutar. O que eu pensei fazer não deu certo. Esperava sair na frente no primeiro round, mas não deu. Tive que buscar a luta o tempo todo. Mas estou feliz – afirmou o pugilista brasileiro.

No segundo round, o clima esquentou. Os dois lutadores chegaram a se entranhar, obrigando o juiz a parar o duelo em vários momentos. Em um momento curioso, o brasileiro caiu sobre Julio no ringue. Era o gancho que a torcida esparava para soltar “Beijo, beijo”. O placar dessa vez foi igual: 7 a 7. No ultimo round, o cubano foi novamente mais eficiente nos golpes e fechou a luta em 22 a 12.

– Quando você está no calor da luta, tendo que buscar, e o juiz para, atrapalha. Por um segundo você pode perder se vacilar. Cada momento que ele parou a luta, eu tinha que prestar atenção no juiz e desfocava do atleta.

Yamaguchi chegou a ser desclassificado do Pan por causa de um golpe baixo. No entanto, o Brasil recorreu, dando o direito de o lutador disputar a semifinal. O brasileiro soube aproveitar a nova chance e superou o mexicano Armando Piña por 27 a 11.
Imprimir