Imprimir

Notícias / Esportes

Judô brasileiro leva 6o ouro e faz sua melhor campanha em Pan

Reuters

Felipe Kitadai venceu neste sábado a categoria até 60 quilos em Guadalajara, levando o judô do Brasil à sua sexta medalha de ouro na competição, a melhor campanha do país em Jogos Pan-Americanos.

Com as seis conquistas, o judô brasileiro superou os cinco títulos conquistados em Indianápolis-1987 e Santo Domingo-2003.

O Brasil liderou o quadro de medalhas da modalidade neste Pan com 6 ouros, 3 pratas e 4 bronzes, apenas um terceiro lugar a mais que Cuba. Os dois países, aliás, dominaram o judô no México. O terceiro colocado, os Estados Unidos, ficou bem distante deles, com 1 ouro, 1 prata e seis bronzes.

A sexta medalha de ouro brasileira veio no último dia de disputa da modalidade, com Kitadai, que derrotou na final o mexicano Nabor Castillo por ippon.

'Foi muito duro conquistar esta medalha. O ginásio todo estava apoiando o Castillo, e isso pesa muito. No início, dá um frio na barriga. Porém, depois é preciso esquecer tudo isso e ter foco. Procurei lutar com cautela, pois, caso eu acelerasse, a torcida podia inflamar', disse Kitadai em comunicado divulgado por seu clube, o Sogipa.

O atleta venceu todas as suas lutas por ippon. O primeiro adversário, nas quartas de final, foi o venezuelano Javier Guedes. Na semifinal, mesmo com indisposições estomacais, Kitadai imobilizou o norte-americano Aaron Kunihiro e garantiu uma vaga na final. Na disputa pelo ouro, ele aplicou um yuko antes de derrubar o mexicano de costas.

Em outra final disputada neste sábado, Erika Miranda perdeu para a cubana Yanet Bermoy e ficou com a medalha de prata na categoria até 52 quilos.

Outra brasileira, a bicampeã mundial júnior e medalhista de bronze no Mundial de Paris (2011) Sarah Menezes, ganhou o bronze ao derrotar na disputa do terceiro lugar da categoria até 48 quilos a colombiana Adiela Alvarez.
Imprimir