Imprimir

Notícias / Esportes

Diaz vence no UFC 137 e desafia GSP, enquanto Penn anuncia adeus do MMA

globoesporte.com

O americano Nick Diaz derrotou o havaiano BJ Penn por decisão unânime no evento principal do UFC 137, neste sábado, em Las Vegas. O ex-campeão do Strikeforce foi melhor num combate de alto nível e muito equilibrado e saiu da luta desafiando o atual campeão dos pesos-meio-médios do Ultimate, Georges St-Pierre, que seria seu adversário original no evento e, lesionado, ficou de fora. Penn, por sua vez, surpreendeu ao dizer, em sua entrevista pós-luta, que se aposentaria dos combates.

Diaz perdeu a chance de enfrentar GSP ao faltar a duas entrevistas coletivas do evento e foi escalado para encarar Penn. O californiano foi substituído por Carlos Condit, mas St-Pierre desistiu do combate a menos de duas semanas do UFC 137, alegando lesão nos joelhos. Mesmo assim, o canadense esteve na arena em Las Vegas, como córner de Francis Carmont, que lutou no card preliminar. Tudo isso irritou Diaz, que não queria enfrentar Penn, seu amigo e ex-companheiro de treinos.

- Acho que o Georges não está machucado, acho que ele está com medo de enfrentar qualquer um agora. Cadê você, Georges? - gritou Diaz após ser anunciado vitorioso. St-Pierre balançou a cabeça negativamente, desaprovando a atitude, e para as câmeras, brincou se fingindo de assustado, como Anderson Silva fez ao ser desafiado por Chael Sonnen no UFC 136, em 8 de outubro.

Já Penn surpreendeu a todos ao dizer, logo depois, que pretendia se despedir das lutas após a derrota. Bastante castigado, o ex-campeão dos meio-médios e dos leves estava muito frustrado com o revés.

- Esta é a última vez que você vai apertar minha mão. Tenho uma filha em casa, não quero voltar para casa desse jeito. Acabou - disse BJ Penn.

Clima quente e luta franca

O clima era tão quente antes da luta que quando os dois foram chamados pelo árbitro Josh Rosenthal para as últimas instruções, Diaz precisou ser contido por seguranças do UFC. Quando começou o combate, porém, Penn foi o primeiro a acertar um golpe, com um direto de esquerda. Diaz segurou o clinch e deu alguns golpes. Os dois logo se soltaram e o havaiano controlava a distância. Com o californiano lutando de guarda aberta, o "Prodígio" logo levou o adversário ao chão e tomou suas costas. O ex-campeão do Strikeforce sofreu uma série de golpes, mas evitou a finalização e conseguiu voltar a ficar de pé. Os dois retornaram à trocação franca e o final do round foi equilibrado.

Diaz voltou a apostar no clinch no início do segundo round, onde mostrou melhor pontaria com os ganchos de esquerda. Penn conseguiu sair da grade e tentou derrubar o californiano, mas Diaz defendeu e acertou joelhadas em sua cabeça. Na metade do round, Penn parecia já cansado e Diaz não parou de atacá-lo, com muitos socos na linha de cintura e boas combinações. Com as costas na grade, o havaiano baixou a guarda e o californiano passou a desferir inúmeros ganchos, diretos e cruzados. O ex-campeão do Ultimate foi para o clinch e esperou o gongo soar para salvá-lo do nocaute.

O terceiro round começou com Diaz novamente atacando a cabeça do adversário, que tentava derrubá-lo, sem sucesso. O californiano se livrou dos braços de Penn e voltou a mostrar seu boxe de alto nível. O "Prodígio", no entanto, recuperou as forças na metade do assalto e voltou a caminhar para frente, trocando livremente com o rival. Ele acertou alguns bons jabs e diretos, mas Diaz continuou melhor, dominando o centro do octógono e desferindo combinações. A torcida vibrou com a trocação franca nos últimos minutos e, quando o gongo final soou, o ex-campeão do Strikeforce levantou os braços, confiante na vitória, sob os aplausos do público.

Confira os resultados completos do UFC 137:

CARD PRINCIPAL

Nick Diaz venceu BJ Penn por decisão unânime dos jurados (29-28, 29-27 e 29-28)
Cheick Kongo venceu Matt Mitrione por decisão unânime dos jurados (30-27, 30-28 e 29-28)
Roy Nelson venceu Mirko Cro Cop por nocaute técnico (socos) a 1m30s do terceiro round
Scott Jorgensen venceu Jeff Curran por decisão unânime dos jurados (29-28, 29-28 e 30-27)
Hatsu Hioki venceu George Roop por decisão dividida dos jurados (29-28, 28-29 e 29-28)

CARD PRELIMINAR
Donald Cerrone venceu Dennis Siver por finalização (mata-leão) aos 2m22s do primeiro round
Bart Palaszewski venceu Tyson Griffin por nocaute (socos) aos 2m45s do primeiro round
Brandon Vera venceu Eliot Marshall por decisão unânime dos jurados (29-28, 29-28 e 29-28)
Ramsey Nijem venceu Danny Downes por decisão unânime dos jurados (30-25, 30-26 e 30-27)
Francis Carmont venceu Chris Camozzi por decisão unânime dos jurados (30-26, 30-27 e 30-27)
Clifford Starks venceu Dustin Jacoby por decisão unânime dos jurados (30-27, 30-27, 30-27)
Imprimir