Imprimir

Notícias / Cidades

Exposição de quadros encerra projeto nas escolas

Da Assessoria/ Ascom Rondonopólis

Uma exposição na Escola Municipal Alcides Pereira dos Santos serviu para finalizar o ano de 2011 do projeto ‘fabricando arte’. Com o tema ‘Ecoart’, a preservação do meio ambiente foi o objetivo de cada pintura feita pelos alunos e dispostas nas diversas telas que preencheram as paredes da instituição. O financiamento da realização que em Rondonópolis alcançou o terceiro ano é da empresa Dixie Toga. As capacitações aos professores, que são voluntários, e o projeto em si é da Geração Cultura – G.C. Organização do ramo de marketing que se juntou a Dixie. Nas cidades onde a indústria instala uma filial, a G.C. oferece a formação para a rede de ensino local.

Ao todo foram cinco escolas participantes, dentre elas a própria Alcides Pereira dos Santos e as municipais do assentamento Carimã, da Vila Paulista, Profº Dersi de Almeida e Leosídio Fermau. Aproximadamente 90 alunos de 9 à 17 anos participaram ao decorrer de todo o ano. A aluna Rosa Mirelly, 13 anos, resumiu o que significou o projeto para ela, especificamente o tema deste ano. “Ecoart nos ensinou a transformar ecologia em arte”, disse ela. As coordenadoras locais foram Alda Francisco Macedo e Elizabeth Cristina Teixeira.

Elizabeth valorizou os docentes que de forma gratuita se ofereceram a vestir a camisa do projeto e aos alunos que souberam aderir a ideologia da ação.”Os professores vieram em período oposto a sua carga horária e as crianças e jovens fizeram tudo com maior carinho. Vemos isso nas telas”, frisou. A vice-prefeita Marília Salles esteve presente no encerramento e se pronunciou enfatizando a importância das parcerias para o surgimento de projetos em uma administração, exemplo está na Educação com a Dixie e a G.C. Cultural. ”Agradeço a Dixie Toga e todos os envolvidos no custeio e realização deste projeto. É assim que evoluímos. Somando forças podemos descobrir talentos e habilidades que estavam ocultas”, definiu.

A Dixie Toga realizou este projeto em mais oito cidades pelo Brasil neste ano além de Rondonópolis. A coordenadora do projeto e representante da G.C. Cultural, Kelly Freitas, garantiu que a abrangência da ação não vai parar por aí. Uma premiação para a cidade ainda pode vir. “Serão escolhidos os dez melhores quadros daqui e confrontados com os dez de cada cidade onde está sendo realizado o projeto. Deste será feito um ranking dos melhores e os alunos que o fizeram vão ser premiados. A Dixie se comprometeu com computadores, bicicletas e outros”, finalizou.
Imprimir