Imprimir

Notícias / Cultura

Festival de Rasqueado é adiado em Cuiabá

Da Redação/ Com assessoria

Vem aí o Festival do Rasqueado, iniciativa que vai reunir nomes consagrados do gênero e descobrir talentos. O evento seria realizado em abril, dias 24, 25 e 26, mas foi adiado para maio. Assim, as inscrições das prévias para o Festival foram prorrogadas. “O adiamento foi oportuno, pois os feriados prejudicaram as inscrições para as prévias”, observou o secretário Adjunto da Cultura, Moisés Martins.

As inscrições estão abertas na Secretaria da Cultura de Cuiabá. As inscrições contam com apoio de diversos presidentes de bairros e rádios comunitárias. O Edital da Prévia do Rasqueado foi elaborado pela Secretaria da Cultura de Cuiabá e Associação Cuiabana do Rasqueado e é o instrumento que regulamenta a realização da prévia que selecionará músicas inéditas para o Festival.

O candidato deverá inscrever 01 (uma) música de sua autoria, inédita, acompanhada de letra, cifra e uma gravação demonstrativa em cd. Por inédito entende-se a música nunca gravada em qualquer meio de publicação e em qualquer suporte. A música instrumental deverá ser inscrita acompanhada por cópia de tablatura ou partitura. A música deverá ser inscrita pelo intérprete, com autorização do compositor.O candidato poderá se apresentar com sua banda, devendo no ato da inscrição informar quantos componentes. O candidato fica obrigado a participar do ensaio monitorado com sua banda.

Será nomeada uma comissão julgadora composta por 05 (cinco) membros, sendo 03 (três) dentre pessoas de notório saber e reconhecida atuação no segmento musical, 01 (um) membro Ordem dos Músicos do Brasil, e 01 (um) quinto membro sorteado dentre o público.

Os inscritos serão convocados para participar de ensaio monitorado vocal, cordas, rudimentos, presença cênica e produção musical, com uma carga horária de 02 (duas) horas diárias. “A participação no ensaio monitorado é obrigatória”, orienta Gilmar Fonseca,vice-presidente da Associação.

A prévia terá limite máximo de 30 participantes. Para tanto, os inscritos serão avaliados nos quesitos melodia, harmonia, ritmo e letra, por uma comissão formada por Julio Coutinho, Hamilton Alves e Levi de Barros. Aprovados o processo de triagem, os inscritos estarão habilitados para a prévia, que ocorrerá no final do mês de abril, em data a ser definida. Serão selecionadas 5 músicas para o Festival do Rasqueado.



Imprimir