Imprimir

Notícias / Cidades

Iniciativa popular revitaliza cemitério após depredação

Da Redação - Lucas Bólico

A realidade no Cemitério da Piedade, no centro de Cuiabá, já não é mais aquela flagrada repetidamente pela reportagem do Olhar Direto em outras vésperas de finados. Se antes era comum encontrar túmulos violados, lápides roubadas e depredadas, o que se percebe agora é um ambiente de restauração.

Grande parte dessa mudança deve ser creditada a um grupo de pessoas com entes enterrados no local, que decidiram fazer algo pelo campo-santo, já que o Executivo Municipal seguia inerte à derrocada do local.

Pedro Celestino é um dos membros do grupo que está tentando revitalizar uma das mais antigas necrópoles do estado. “Estamos fazendo a limpeza, recuperando tudo, fazendo a restauração na capela”, conta. A fachada do local também teve a pintura renovada.

A cerca elétrica instalada pela prefeitura também foi fundamental para a mudança no local. “Melhorou muito, agora ninguém mais entra aqui”, diz Joel Epifânio da Silva, administrador do local. Antigamente era comum encontrar túmulos depredados, ossos expostos e até camisinhas utilizadas pelos freqüentadores noturnos que faziam o que bem entendiam no cemitério.

Toda a estrutura para atender os visitantes no feriado de finados já está sendo finalizada. Tendas foram instaladas dentro e fora do cemitério e a limpeza já esta feita. O movimento lá dentro também está crescendo, com parentes indo fazer a limpeza dos jazigos.

Leia também:

Vândalos invadem cemitério da Piedade e destroem os túmulos

Epifânio herda do pai as dificuldades de administrar cemitério da Piedade
Imprimir