Imprimir

Notícias / Política BR

Dilma reúne-se com diretora-geral da Unesco neste sábado em Paris

G1

A presidente Dilma Rousseff, vai se reunir neste sábado (5), em Paris, com a diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Irina Bokova. Dilma está na França desde terça-feira (1º), onde participou de encontro com líderes das 20 maiores economias mundiais, o G20.

A reunião com a diretora da Unesco é último compromisso oficial da viagem da presidente à França, que passa o restante do final de semana na capital francesa. Segundo assessoria de imprensa do Palácio do Planalto, ela deve retornar a Brasília na madrugada de segunda-feira (7).

Em sua estreia como presidente na reunião do G20, em Cannes – ela participou no ano passado, porém como convidada do ex-presidente Lula –, Dilma afirmou que a conferência foi um "sucesso relativo".

Segundo a presidente, houve avanços na discussão sobre a crise na zona do euro, mas outros assuntos importantes foram deixados em segundo plano.

Durante o encontro, pautado sobretudo pela crise financeira europeia, Dilma disse que o Brasil está disposto a contribuir com o Fundo Monetário Internacional (FMI) para auxiliar na solução da crise.

Ela cobrou ação rápida dos países desenvolvidos e pediu detalhes do pacote europeu anticrise. A presidente disse temer que a crise "respingue" nas nações em desenvolvimento.

A edição deste ano foi a sexta do G20, criado em 1999 e que anualmente reúne chefes de Estado, ministros da Fazenda e presidentes dos bancos centrais das maiores economias do mundo.

Agenda
No dia em que volta a Brasília, na segunda-feira (7), a presidente retoma o trabalho em uma reunião com os líderes da Câmara e do Senado, às 15h. Um dos assuntos prováveis a serem tratados será a prorrogação da Desvinculação das Receitas da União (DRU).

Em reunião com a bancada do PT nesta semana, a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) classificou como prioridade do governo na Câmara a aprovação do projeto. Além disso, o Planalto pretende concluir a aprovação, ainda neste ano, do novo Código Florestal, já aprovado pelos deputados federais e em tramitação do Senado.

A DRU permite ao Executivo utilizar livremente 20% da receita de tributos federais, como impostos e contribuições sociais, mas perde a validade em 31 de dezembro.

Na terça-feira (8), a presidente participará do lançamento de dois programas do Ministério da Saúde, o SOS Emergência e o Melhor em Casa. No dia seguinte, ela receberá no Palácio do Planalto atletas que participaram dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, realizados no México de 14 a 30 de outubro.

Na sexta-feira, ela deverá viajar a São Paulo, onde participará da cerimônia que vai oficializar o cardiologista Roberto Kalil como diretor do Instituto do Coração de São Paulo.
Imprimir