Imprimir

Notícias / Agronegócios

Excesso de vermífugo é detectado nos rebanhos de MT

De Brasília - Vinícius Tavares

Existem claras evidências do uso inadequado de vermífugo (avermectina) nos rebanhos bovinos da região oeste de Mato Grosso. O alerta foi feito nesta terça-feira (8/11) por representantes do Ministério da Agricultura durante audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Câmara Federal.

"O ministério defende o uso responsável de avermectina, pois o [seu] uso indiscriminado pode causar danos à saúde", disse Leandro Feijão, do departamento de sanidade animal do Ministério, em relação à avermectina, vermífugo largamente utilizadonos cuidados com a sanidade animal.

De acordo com Ricardo Pinto, do Sindicato Nacional da Indústria de Produtores de Saúde Animal, embora admita que o uso [deste vermífugo] sem controle possa causar danos, ainda não há outros produtos que substituam a avermectina.

Ele explicou que as características da pecuária no Brasil, com animais se alimentando de pasto em largas distâncias, dificultam o controle de parasitas, situação que aumenta o uso desse produto.

"Infelizmente ainda não possuímos um produto no mercado que possa substituir a avermectina. Mas defendemos o [seu] uso responsável para que possamos nos manter competitivos perante o mercado internacional", frisou.
Imprimir