Imprimir

Notícias / Educação

Escolas da rede pública e particular serão obrigadas a comunicar faltas

Da Redação - Alline Marques

As escolas da rede pública e particular serão obrigadas a comunicar, por escrito, as sucessivas faltas de alunos matriculados nos ensinos fundamental e médio. O aviso deve ser enviado aos pais, ao Conselho Tutelar e à Vara de Infância e Juventude de Cuiabá, de acordo com o projeto de lei do vereador Paulo Borges.

O vereador justifica a necessidade do projeto afirmando que é preciso conter a evasão escolar nas escolas públicas municipais, uma situação que preocupa tanto pais como educadores. Ele revela que, atualmente, 47% dos alunos param de estudar no meio do caminho, um percentual considerado muito alto e que precisa ser contido. 

O projeto que determina a comunicação de faltas dos alunos tinha sido vetado pelo prefeito Chico Galindo, porém os parlamentares derrubaram o veto e ele deverá ser sancionado na próxima semana.

De acordo com o dispositivo, a comunicação deverá ser feita quando for atingido o percentual de 20% de faltas, para que não seja ultrapassado o limite máximo de 25% permitido pela legislação em vigor. A intenção também é criar uma maior interação entre o colégio e as famílias.

Durante a votação, os vereadores destacaram que as escolas particulares já realizam essa função e para melhorar a qualidade do ensino é preciso haver esse monitoramento do aluno.
Imprimir